Título: O encanto das crianças
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 25/11/2012, Política, p. 10

Além das exposições, o Palácio do Planalto oferece ainda visitações fixas. Existem três tipos, a turística, a para estudantes de 4º e 5º ano, e a agendada, pedida por autoridades, parlamentares, grupos de alunos de ensino superior — em especial, quem mais procura costumam ser os de arquitetura, engenharia e direito —, servidores ou grupos que tenham a presidente Dilma Rousseff ou ministros. Desde que a presidente assumiu, 55.766 pessoas foram ao palácio com o intuito de conhecer as instalações e a história do monumento e dos presidentes que por ali passaram.

Muitos dos visitantes aproveitam o passeio no palácio para ver as exposições. É o caso do aluno do 5º ano do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro, Gabriel Sousa, 10 anos, que só aprendeu o nome do local em que estava ao chegar. “É tanto palácio em Brasília, né?” Mas o menino logo ficou encantado com o que conheceu. O que mais chamou a atenção, entretanto, foram as explicações que ouviu sobre os Dragões da Independência. “Eles precisam ficar parados, mas é só por duas horas. E se sentirem dor na perna, podem mexer um pouquinho”, contou.

Para a professora de Gabriel, Sônia Viana, as lições aprendidas na visitação serão fixadas com mais facilidade pelos alunos do que as dadas em sala de aula. “Aqui, eles prestam muito mais atenção”, disse. Segundo ela, faz parte do conteúdo do ano os símbolos nacionais e os Três Poderes, e conhecê-los de perto é importante para a aprendizagem.

Turistas As visitações fixas no Palácio do Planalto ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h30, com grupos de 30 pessoas, formados por ordem de chegada. Não é necessário agendar. Segundo a secretária-geral da Presidência, a maior parte do público é composta por turistas, brasileiros e estrangeiros. As visitas escolares acontecem às terças-feiras pela manhã, às quintas pela manhã e à tarde, e nas sextas, apenas no período vespertino. Existe ainda a visita ao Palácio do Alvorada, disponíveis às quartas-feiras à tarde. (JB)

“Aqui, eles (os estudantes) prestam muito mais atenção” Sônia Viana, professora do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro

55.766 Número de pessoas que visitaram o Planalto desde 2011 para conhecer as instalações do palácio