Correio braziliense, n. 20754 , 16/03/2020. Política, p. 3

 

200 contaminados no Brasil

Bruna Lima

16/03/2020

 

 

Em menos de 24 horas, o número de casos confirmados para o novo coronavírus no Brasil subiu de 121 para 200 infectados, 60% a mais do que o registrado no balanço anterior. Só em São Paulo, primeiro estado a atestar transmissão comunitária, há 136 casos. A região Norte, que até então não tinha nenhum paciente positivo para o vírus, entrou para o rol das confirmações com um caso.

O Ministério da Saúde ainda investiga 1.913 suspeitas da doença em território nacional. Outras 1.486 foram descartadas. Para tentar conter a disseminação da doença e evitar uma superlotação de infectados recorrendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal elaborou uma série de medidas a serem adotadas por cada estado, cabendo às autoridades locais implementá-las.

Sudeste

Em São Paulo, as aulas serão canceladas de forma gradativa, com o objetivo de permitir um planejamento familiar. As faltas de amanhã a sexta-feira (20) serão abonadas, e as escolas ficarão fechadas a partir da próxima semana, por tempo indeterminado. Eventos com público com mais de 500 pessoas estão suspensos.

 Também com registro de transmissão comunitária (VEJA QUADRO), o Rio de Janeiro passará pelas mesmas sanções a partir de hoje. Ainda, cirurgias eletivas nos hospitais estaduais estão canceladas, bem como as férias de profissionais da saúde. As visitas nas unidades serão restritas. "Ou paramos o Rio de Janeiro agora, ou nos cobrarão o custo das mortes que virão", disse o secretário de Saúde do estado fluminense, Edmar Santos.

 Em Minas Gerais, o campeonato mineiro de futebol foi cancelado. Eventos oficiais com mais de 30 pessoas estão proibidos pelos próximos 30 dias. No Espírito Santo, as prefeituras de Vitória e Cariacica decretaram situação de emergência com previsão de exame médico compulsório para moradores das cidades.

Norte

Todos os estados do Norte, agora, registram casos de coronavírus. No cenário anterior, Amapá e Roraima estavam fora da lista. Amazonas confirmou oficialmente o primeiro caso da Covid-19. Por isso, medidas emergenciais, como cancelamento de eventos, de aulas em universidade pública e suspensão de viagens para servidores ao exterior foram tomadas. Em Tocantins, as aulas estão paralisadas esta semana.

Nordeste

Bahia, único estado do Nordeste a registrar transmissão local, decidiu adiar eventos públicos com grande aglomeração. Funcionários públicos vindo do exterior devem ficar isolados por 30 dias. No Ceará, o governo estadual liberou 

R$ 45 milhões para a Saúde, além de estabelecer 200 enfermarias e 30 leitos exclusivos para o enfrentamento do coronavírus.

 Em Pernambuco, oito universidades e instituições de ensino técnico suspenderam as aulas. A capital, Recife, teve eventos cancelados e aulas nas escolas municipais interrompidas. O prefeito, Geraldo Júlio, informou durante coletiva de imprensa que iria solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o cancelamento de todos os voos internacionais para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, a partir de sexta (20).

Sul

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) suspendeu os eventos organizados pela Casa, dentro e fora da sede. As reuniões das comissões permanentes e as sessões plenárias estão mantidas, porém sem presença do público. Em Florianópoles, a prefeitura cancelou eventos ao ar livre com mais de 250 pessoas e proibiu o uso de ar-condicionado nas escolas e no transporte coletivo. Por enquanto, as escolas da rede municipal não vão parar.

 O governo do Rio Grande do Sul também continua com as aulas, mas os alunos receberão orientações de higiene para evitar contágio. Universidades federais e estaduais, no entanto, optaram pela interrupção. O mesmo ocorre no Paraná, pelo período de duas semanas.

Centro-Oeste

O show do cantor Roberto Carlos e a Tecnoshow, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, foram adiados em Goiás. No estado, também estão suspensas as aulas por 15 dias, bem como as visitas a presídios.

O Distrito Federal prorrogou a interrupção das aulas, adiantou férias e bloqueará passe livre. Além de cancelar eventos esportivos e atividades de lazer que tragam aglomeração, academias também não poderão funcionar.

» Conceitos de transmissão 

 » Importada: Pessoas que se infectaram em outro país

» Local: Ainda é possível relacionar o doente ao caso confirmado

» Comunitária (ou sustentada): 

Não é possível identificar o vínculo epidemiológico OU

A partir da 5º geração de transmissão de caso OU

Identificação de, pelo menos, um resultado positivo na vigilância sentinela OU

Identificação de, pelo menos, 

um caso internado por síndrome respiratória