Correio braziliense, n. 20755 , 17/02/2020. Política, p. 4

 

Bolsonaro ausente de videoconferência

Ingrid Soares

Augusto Fernandes

Luiz Calcagno

17/03/2020

 

 

Presidente não participa de reunião com chefes de Estados de países da América do Sul para discutir a Covid-19 e volta a minimizar pandemia, classificada por ele como superdimensionada

  

» INGRID SOARES
» AUGUSTO FERNANDES
» LUIZ CALCAGNO

   O presidente Jair Bolsonaro não participou da reunião por videoconferência com presidentes de países da América do Sul sobre planos para conter o coronavírus. No lugar dele, foi escalado o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Participaram da discussão, ontem, os mandatários Alberto Fernández (Argentina), Martín Vizcarra (Peru), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Sebastián Piñera (Chile), Lenín Moreno (Equador), Ivan Duque (Colômbia) e Jeanine Añez (Bolívia). Argentina, Chile e Colômbia anunciaram o fechamento das fronteiras por 15 dias para combater a Covid-19.

Também ontem, um dia após sair do isolamento e aparecer em público na manifestação pró-governo, Bolsonaro voltou a descumprir a orientação de ficar em quarentena. No entanto, na saída da residência oficial para o Planalto, evitou aperto de mão. Ele voltou a minimizar, porém, a pandemia. Disse que o novo coronavírus “não é tudo isso que dizem” e está sendo “superdimensionado”.

Sobre as manifestações de domingo, Bolsonaro afirmou que não convocou os atos e se defendeu das críticas de que teria sido irresponsável por interagir com apoiadores, desrespeitando orientação médica para isolamento. “Apertei a mão das pessoas porque era a vontade do povo”, ressaltou, em entrevista à Rádio Bandeirantes. “Existe o perigo, mas está havendo um superdimensionamento nessa questão. Nós não podemos parar a economia. E eu tenho de dar o exemplo em todos os momentos. E fui, realmente, apertei a mão de muita gente em frente ao Palácio, aqui na Presidência da República, para demonstrar que estou com o povo.”

Nas manifestações de domingo, os principais alvos foram o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). “Não fiz movimento nenhum contra o Legislativo ou o Judiciário. Não bota isso na minha conta. O que está em jogo? O Brasil está dando certo porque tudo mudou. Se eu tivesse entregando ministérios, dando dinheiro para a grande mídia, não estaria sendo questionado”, disparou.

“Defeito”

O chefe do Executivo disse que o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, foi posto contra a “parede” pelo Congresso nas negociações sobre o Orçamento Impositivo. Ramos participou de conversas para envio de projetos de lei que garantem ao parlamento o controle sobre uma fatia de R$ 15 bilhões neste ano. O comandante do Planalto negou que haja um acordo para a aprovação das propostas. De acordo com ele, o problema de Ramos, que conversou com lideranças da Câmara e do Senado a respeito do tema, é ser “bastante inexperiente ainda”.

“Esse é um defeito dele, mas ele aprendeu nessa questão. E você bota na parede, botou Ramos na parede, para conversar projetos para andar lá. Talvez, o Ramos tenha se perdido um pouco pela sua maturidade, inocência e honestidade. Foi só isso que aconteceu. Se você vai negociar com o parlamento, não adianta botar a Madre Tereza de Calcutá. O parlamento, não são todos, mas é uma minoria que quer participar do governo”, emendou.

O presidente, que testou negativo para coronavírus, indicou que fará hoje novo exame. “Eu não vou viver preso dentro do Palácio da Alvorada, esperando mais cinco dias, com problemas grandes para serem resolvidos no Brasil”, ressaltou. “Estou me sentindo muitíssimo bem. Se eu tiver o vírus, vai ser outro procedimento, mas não posso ficar numa neura. Eu tenho que despachar da Presidência. E se o povo aparecer aqui na frente, eu vou lá conversar com o pessoal.”

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comitiva presidencial tem 14 infectados

Alessandra Azevedo

17/03/2020

 

 

 Mais três pessoas que acompanharam o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, no início do mês, estão com coronavírus: o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe. Assim, chega a 14 o número de integrantes da comitiva que foram infectados.

Por enquanto, três autoridades que integraram oficialmente a comitiva presidencial testaram positivo para o coronavírus: o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten; o senador Nelsinho Trad (PSD-MS); e o encarregado de negócios do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster.

Também estão infectadas outras quatro pessoas que se encontraram com Bolsonaro e autoridades em Miami, durante a viagem. Um deles é o “número dois” de Wajngarten na pasta, Samy Libermam, secretário Especial Adjunto de Comunicação Social da Presidência.

Além dele, testaram positivo o publicitário Sérgio Lima, que trabalha com Bolsonaro na criação do partido Aliança pelo Brasil; a advogada do presidente, Karina Kufa; e o prefeito de Miami, Francis Suarez, que posaram para foto com Bolsonaro durante a viagem.

Os outros quatro infectados fizeram parte da equipe de apoio na viagem — seguranças e assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) assegurou que todo o grupo já tinha “optado por um regime de auto-isolamento” desde a chegada ao Brasil.

“Dentro desse grupo, quatro indivíduos apresentaram resultado positivo, porém todos eles estão com um quadro de saúde ainda assintomático. Dessa forma, cumprirão em suas residências o isolamento recomendado de 14 dias”, disse o GSI, em nota.

Negativo

O teste de Bolsonaro deu negativo, mas deve ser refeito nesta semana, a pedido do Ministério da Saúde. A pasta também recomendou que o presidente fique em monitoramento. No domingo, ele contrariou a orientação da pasta e participou de ato público contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), em frente ao Palácio do Planalto.

Sem máscara ou qualquer medida de cautela, Bolsonaro chegou a apertar a mão de apoiadores e a inflar as reações. Nas redes sociais, o presidente postou vídeos de manifestações em diversas cidades do país, em meio ao surto de coronavírus.

O teste também deu negativo para a primeira-dama Michelle Bolsonaro; o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); e os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).