Correio braziliense, n. 20760 , 25/03/2020. Saúde, p.14

 

Cresce alerta sobre o uso de cloroquina

25/03/2020

 

 

A polêmica em torno da cloroquina — medicamento desenvolvido na década de 1940 para tratamento de malária e apontado pelo presidente Donald Trump como o “modificador” do curso da pandemia de Covid-19 — ganhou mais combustível. Ontem, a imprensa norte-americana divulgou o caso de um homem do Arizona na faixa dos 60 anos que morreu de infarto depois de autoadministrar o remédio, com objetivo de se proteger do vírus. A mulher dele foi internada em estado gravíssimo, mas, agora, está estável.
 
Na segunda-feira, sem citar o nome do composto, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, criticou os que levantam “falsas esperanças”, prometendo medicamentos ainda não testados para o combate à Covid-19. A cloroquina, também usada para artrite reumatoide,  tornou-se candidata preferencial da administração Trump devido a poucos estudos que mostraram a eficácia da droga para a prevenção do coronavírus e a melhora de pacientes infectados. Porém, os testes foram feitos com células animais e, no segundo caso, com não mais que 100 pessoas.
 
Os efeitos colaterais da droga são múltiplos: náusea, vômito, erupções cutâneas, mas também condições oftalmológicas, cardíacas e neurológicas. Uma overdose pode ser perigosa e os médicos desaconselham tomá-la sem receita médica. “Esses medicamentos têm uma margem terapêutica estreita, ou seja, a dose eficaz e a dose tóxica são relativamente próximas”, adverte a Sociedade Francesa de Farmácia.
 
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir receita médica para a compra da cloroquina e do hidroxicloroquina (derivado da substância) depois que consumidores esgotaram os medicamentos nas farmácias. “Os estudos conduzidos até o momento têm um número de pacientes muito reduzido, e ainda é arriscado afirmar que vai funcionar para todas as pessoas. Mais dados precisam ser coletados, de maneira adequada, para haver certeza de que vai funcionar”, diz uma nota técnica do órgão.
 
Juramento de Hipócrates
 
Apesar disso, há quem defenda abertamente o uso imediato das substâncias. O médico francês Didier Raoult, diretor do Instituto e Hospital Universitário de doenças infecciosas em Marselha e renomado especialista no assunto, retomou esse trabalho na França. Raoult também é membro do comitê científico que assessora o governo.
 
O médico defende a cloroquina como tratamento tanto na mídia quanto nos vídeos que compartilha na internet. Muitos de seus colegas, no entanto, criticam sua campanha, na ausência de ensaios clínicos conduzidos no âmbito de protocolos rigorosos e publicados em revista científica com um comitê de leitura independente.
 
Raoult testou a cloroquina em pacientes em seu centro hospitalar, com resultados positivos, de acordo com sua equipe, que os publicou com base nos testes de cerca de 20 pessoas. Eles foram tratados com hidroxicloroquina — e alguns, dependendo dos sintomas, também tomaram o antibiótico azitromicina.
 
“Apesar da pequena amostra, nosso estudo aponta que o tratamento com hidroxicloroquina está associado a uma diminuição/desaparecimento da carga viral (...) e seus efeitos são reforçados pela azitromicina”, segundo o estudo conduzido por Raoult. Invocando o juramento de Hipócrates dos médicos, sua equipe anunciou, no domingo, a intenção de administrar esses dois medicamentos a “todos os pacientes infectados” a partir de agora.
 
Estudos maiores
 
Um ensaio clínico chamado Discovery foi lançado, também no domingo, em vários países europeus, para testar quatro tratamentos experimentais, incluindo a hidroxicloroquina. O estudo incluirá pelo menos 800 pacientes franceses que sofrem de formas graves de Covid-19. Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), que supervisiona a comercialização de medicamentos, anunciou um “estudo clínico abrangente”, lembrando que seu papel era garantir que os produtos fossem seguros e eficazes.
 
Por um lado, há aqueles que pedem cautela e que esperam os resultados de grandes ensaios clínicos realizados segundo a ortodoxia científica; por outro, aqueles que desejam acelerar o processo e administrar cloroquina extensivamente em nome de uma emergência de saúde. O presidente americano Donald Trump enfatizou suas supostas virtudes em várias ocasiões e, no Brasil, Jair Bolsonaro tem se mostrado um entusiasta da substância.
  
“Esses medicamentos têm uma margem terapêutica estreita, ou seja, a dose eficaz e a dose tóxica são relativamente próximas”
Trecho de nota da Sociedade Francesa de Farmácia
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Unir quarentena , isolamento e teletrabalho é mais eficiente

25/03/2020

 

 

 

Medidas duras, que combinam quarentena para infectados e familiares, isolamento social, fechamento de escolas e home office são mais eficazes para reduzir o número de casos de Sars-Cov-2 em comparação a outros cenários de intervenção. Esse é o resultado de um estudo da Universidade de Cingapura, publicado ontem na revista The Lancet Infectious Diseases. A pesquisa comparou a eficácia de abordagens a partir de modelos matemáticos. Embora menos eficientes que a combinação de medidas, a quarentena e o teletrabalho aparecem em segundo lugar como melhores intervenções, seguidos por quarentena e fechamento das escolas e, por fim, apenas por quarentena. Todos os cenários de intervenção foram mais eficazes na redução de casos do que nenhuma intervenção.

O estudo é o primeiro do tipo a investigar, a partir de simulações, o uso dessas opções para intervenções precoces. Os pesquisadores constataram que, em Cingapura, a abordagem combinada pode impedir um surto nacional em níveis relativamente baixos de infectividade, ou seja, quando a quantidade de pessoas infectadas não é alta. Porém, em cenários de maior infectividade, a prevenção se torna consideravelmente mais desafiadora porque, embora as medidas sejam eficazes na redução de casos, ainda ocorrem eventos de transmissão.

“Se medidas locais de contenção, como impedir a propagação de doenças por meio de esforços de rastreamento de contatos e, mais recentemente, não permitir visitantes, não tiverem êxito, os resultados desse estudo fornecerão aos formuladores de políticas em Cingapura e em outros países evidências para iniciar a implementação de medidas aprimoradas de controle de surtos. Essas medidas poderiam mitigar ou reduzir as taxas de transmissão local se implantadas de maneira eficaz e oportuna”, diz Alex Cook, da Universidade Nacional de Cingapura. Ele é o principal autor do estudo.

Para avaliar o potencial impacto das intervenções no tamanho do surto, se a contenção local falhar, os autores desenvolveram um modelo de simulação de epidemia de gripe com base individual. Foram considerados demografia, movimento individual e taxas de contato social em locais de trabalho, escolas e residências para estimar a probabilidade de transmissão humano a humano de Sars-Cov-2.

Parâmetros distintos

Os parâmetros do modelo incluíram quão infeccioso um indivíduo é ao longo do tempo, a proporção da população considerada assintomática (7,5%), a função de distribuição cumulativa para o período médio de incubação (com o vírus causador da Sars e o vírus causador da Covid-19 com mesmo período, de 5,3 dias) e a duração da internação após o início dos sintomas (3,5 dias). Utilizando esse modelo, os autores estimaram o número acumulado de infecções por Sars-Cov-2 em 80 dias, após a detecção de 100 casos de transmissão na comunidade. O parâmetro infeccioso foi dividido em relativamente baixo, moderado e provável, e alta transmissibilidade.

Além de um cenário de linha de base, que não incluiu intervenções, quatro cenários de intervenção foram propostos: isolamento de indivíduos infectados e quarentena de seus familiares; quarentena e fechamento imediato de escolas por duas semanas; quarentena e distanciamento imediato do local de trabalho, em que 50% da força de trabalho é incentivada a trabalhar em casa por duas semanas; e uma combinação de quarentena, fechamento imediato de escolas e distanciamento do local de trabalho.

Essas intervenções seguem algumas opções de políticas atualmente em execução (quarentena e alguma distância da força de trabalho) pelo Ministério da Saúde de Cingapura. Comparada com a linha de base, a intervenção combinada foi a mais eficaz, reduzindo 99,3% dos casos no cenário de infectividade baixa. Na média, a redução foi de 93%, e, na alta, 78,2%. De acordo com os autores, embora esse seja um estudo de modelagem, ele demonstra que, quanto mais medidas preventivas, maior as chances de se conter a epidemia.

99,3%

É a redução dos casos da doença, em um cenário de baixa infectividade, quando é adotada a combinação de medidas