O Estado de São Paulo, n.46171, 16/03/2020. Política, p.A7

 

Número de infectados no governo chega a onze

Jussara Soares

16/03/2020

 

 

GSI e Itamaraty confirmam mais cinco casos de integrantes de comitiva brasileira que foram à Flórida estão com o novo coronavírus

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Itamaraty informaram ontem que mais cinco integrantes da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos semana passada estão com coronavírus. Com isso, subiu para 11 o número de contaminados na delegação brasileira.

Além dessas 11 pessoas, o prefeito de Miami, Francis Suarez, que se encontrou com Bolsonaro e parte de sua equipe na segunda-feira passada na Flórida, também teve resultado positivo para covid-19.

Segundo o GSI, quatro pessoas da equipe de apoio que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus estão sem sintomas e ficarão em isolamento em casa por 14 dias. Os exames foram colhidos na sexta-feira e encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Os resultados saíram ontem.

“Os demais componentes, cujos testes apresentaram resultados negativos, continuarão no autoisolamento, cumprindo o protocolo determinado pelas autoridades sanitárias”, informa a nota do gabinete.

O quinto funcionário que teve confirmada a doença ontem é o chefe do cerimonial do Itamaraty, Alan Coelho de Séllos, segundo Ministério das Relações Exteriores. 

Lista. O secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, foi o primeiro integrante da comitiva a receber resultado positivo para o coronavírus, ainda na quinta-feira. O adjunto dele, Samy Liberman, e o embaixador Nestor Forster também estão com a enfermidade. Tiveram o diagnóstico confirmado para a covid-19 o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a advogada Karina Kufa e o publicitário Sérgio Lima, respectivamente tesoureira e marqueteiro do Aliança do Brasil, partido que Bolsonaro pretende criar, que viajaram em um voo comercial para os Estados Unidos.