Valor econômico, v.20, n.4963, 19/03/2020. Política, p. A15

 

Alcolumbre está contaminado pelo coronavírus 

Vandson Lima

Renan Truffi 

Edna Simão

Fabio Murakawa 

Mariana Ribeiro 

Lu Aiko Otta

Matheus Schuch 

19/03/2020

 

 

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é o primeiro chefe de Poder a receber o resultado positivo de teste para a covid-19. Alcolumbre já havia feito um teste anteriormente, cujo resultado foi negativo. Refez o exame na noite de terça-feira e o resultado saiu ontem à noite, algumas horas depois de dois ministros de Bolsonaro revelarem que também se contaminaram: o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Heleno e Albuquerque estavam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro que viajou à Flórida, onde também se contaminou o secretário de Comunicação Social, Fabio Wajngarten, o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, a advogada Karina Kufa, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o embaixador Nestor Forster e até o prefeito de Miami, Francis Suarez. Um dos contaminados foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que disse ter abraçado metade do Congresso Nacional nos últimos dias.

Segundo a assessoria de Alcolumbre, o presidente do Senado "está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS".

Na segunda-feira, ele participou de encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Na pauta do Senado, está para ser votado o próprio decreto do presidente Jair Bolsonaro que declara estado de calamidade pública no país, aprovado ontem pela Câmara.

No Congresso Nacional, aguardam pautas importantes: uma série de vetos presidenciais e projetos de regulamentação do Orçamento impositivo, incluindo o chamado PLN 4.

As pautas do Congresso Nacional são feitas por Alcolumbre, assim como as sessões deliberativas, que são convocadas e agendas por ele. Além disso, é o presidente do Congresso Nacional quem comanda esse tipo de votação conjunta, com senadores e deputados.

Também está previsto para terça-feira uma sessão no Senado, outra que seria conduzida por Alcolumbre, com o objetivo de votar o decreto que institui o estado de calamidade pública no Brasil. Ele inauguraria o novo sistema de votação do Senado, que será remoto.

O ministro Augusto Heleno não apresenta sintomas. Ele ficará sob isolamento domiciliar, entretanto. Ele comunicou o resultado pelo Twitter. "Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), acusou positivo. Aguardo a contraprova da Fiocruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados à covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas", escreveu.

O diagnóstico de Bento Albuquerque foi tornado público pelo presidente Jair Bolsonaro, durante a entrevista coletiva que concedeu sobre o decreto de utilidade pública.