O globo, n. 31641, 24/03/2020. Especial Coronavírus, p. 11

 

Doença atingiu lideranças em Brasília e já impôs mudanças

24/03/2020

 

 

Congresso adota votações virtuais; 23º membro de comitiva testa positivo

 O novo coronavírus tem atingido em cheio algumas das principais lideranças políticas em Brasília. A multiplicação de casos começou coma viagem da comitiva do presidente Jair Bolso na roa os Estados Unidos, no início de março. No fim de semana, foi confirmado o 23º infectado: o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé. Entre os outros membros do grupo com o Covid-19 estão o secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Oca sode T rad acendeu o sinal dealer tano Congresso. Para evitara aglomeração de parlamentares no plenário, Câmara e Senado aprovaram a adoção de um sistema de votação virtual para não interromperem as atividades por causa da pandemia. Na última quarta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcoumbre(DE MAP),revelou que estava coma doença e tem comandado as atividades da Casa porme iodo celular, já que se encontra isoladona residência oficial. O diagnóstico positivo de Alcolumbre para o novo coronavírus acabou colocando de quarentena também o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Os dois participaram de uma reunião juntos na segunda-feira, dois antes do presidente do Senado descobrir que estava coma doença.

Já no Planalto, outros colaboradores do presidente também testaram positivo: o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o assessor para assuntos da área internacional da Presidência, Filipe Martins. Bolsonaro já realizou dois exames para a doença, e ambos deram negativo. Também foram infectados o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o embaixador Nelson Forster.