Título: UnB como referência
Autor: Alcântara, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 21/11/2012, Cidades, p. 28
Ao tomar posse oficialmente no cargo de reitor da universidade, Ivan Camargo diz que pretende consolidar a expansão da instituição. O novo gestor pretende ainda garantir a excelência do ensino
Uma universidade de vanguarda, com excelência acadêmica, infraestrutura que dê segurança e possibilite à instituição alcançar os objetivos principais: ensino, pesquisa e extensão. Com o desejo de alcançar essas metas, o novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, assinou ontem, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o termo de posse. Durante a cerimônia, ele ressaltou ainda a importância de consolidar a expansão realizada ao longo dos últimos quatro anos. Às 9h30 de hoje, o professor da Faculdade de Tecnologia nomeará a vice-reitora Sônia Báo e os novos sete decanos. A solenidade será no Centro Comunitário.
Ao passar o cargo para Ivan Camargo, o ex-reitor José Geraldo de Sousa Júnior lembrou os avanços conquistados durante a gestão do quadriênio 2008-2012. "A UnB é um dos patrimônios acadêmicos mais valiosos do país. Ela celebrou o cinquentenário com quatro câmpus, sendo três novos; o dobro de alunos e um espaço físico ampliado em pelo menos um terço", disse. Uma conquista importante para atender as demandas da sociedade. "A universidade, antes restrita ao Plano Piloto, hoje é multicampi, com construções em Ceilândia, em Planaltina e também no Gama", completou.
A democratização do espaço universitário deu-se com recursos próprios da UnB, dos governos federal e distrital, mas principalmente do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A partir de agora, o compromisso é garantir a qualidade dos novos cursos, concluir obras e melhorar a infraestrutura. "Espero que a UnB seja referência acadêmica, com egressos muito bem formados. Trabalharei para ela estar sempre à frente de seu tempo. Temos inúmeras tarefas pela frente", disse Ivan Camargo.
No discurso de posse, ele agradeceu à família e lembrou as relações profundas com a universidade em todas as esferas. Ivan é o primeiro aluno formado na instituição a ser eleito reitor. "A minha esposa se formou na UnB, os meus irmãos e os meus filhos estão na universidade. Quero construir um ambiente para que o meu neto também tenha excelente formação pública em Brasília", ressaltou. A intenção é que o legado da gestão seja reconhecido pelas próximas gerações. "Se daqui a 30 anos os alunos da UnB se lembrarem de mim com carinho, com respeito, terei cumprido a minha missão", disse.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aproveitou a ocasião para destacar a importância da UnB. "Ela tem um papel que vai além das universidades. Está na capital da República e pode dar uma grande contribuição para formulação das políticas públicas, por meio de debates e críticas. A discussão acadêmica é muito importante", lembrou. Para ele, é necessário ainda investir na inclusão da instituição de ensino superior nos rankings internacionais de qualidade. "Estamos indo muito bem em termos de publicações. Somos o 13º país do mundo em termos de produção acadêmica, mas precisamos analisar outros aspectos que fazem subir nessas pesquisas", completou o ministro.
Equipe Confira os integrantes da nova gestão: Jaime Santana, no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP); Mauro Rabelo, Decanato de Ensino de Graduação (DEG); Luís Afonso Bermudez, Decanato de Administração (DAF); Carlos Alberto Torres, Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO); Thérèse Hofmann, Decanato de Extensão (DEX); Denise Bomtempo, Decanato de Assuntos Comunitários (DAC); e Gardênia Abbad, Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).