Correio braziliense, n. 20768 , 02/04/2020. Cidades, p.19

 

Obras para o primeiro hospital de campanha

Caroline Cintra

Cibele Moreira

02/04/2020

 

 

O hospital de campanha modular de Águas Lindas (GO), instalado para atender pacientes com suspeitas e casos confirmados de coronavírus, deve ficar pronto em 20 dias. A previsão foi anunciada pela prefeitura do município goiano na tarde de ontem, ao Correio. Esta é a primeira cidade do Entorno do Distrito Federal a receber o reforço hospitalar. A unidade está sendo montada em frente ao Clube do Pimenta, na Quadra A 33, e terá entre 200 e 250 leitos, incluindo unidades de terapia intensivas (UTIs).

A medida foi uma solicitação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao Ministério de Saúde. Em uma live nas redes, na última terça-feira, o ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, informou que em alguns estados estão sendo erguidos hospitais de campanha e que, em alguns casos, o reforço será encabeçado pela União. “Definimos uma planta de hospital DE campanha modular e o primeiro será no Entorno de Brasília, em Águas Lindas, porque é um entorno populoso, com dificuldades no atendimento”, disse.

Mandetta ressaltou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu a planta com todos os itens que são necessários definidos pelo Ministério da Saúde. “Com esse hospital, a gente vai saber quanto custa, como é a planta, como funcionou, como é o padrão. Um hospital campanha não obedece às regras milimétricas da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e ela vai aprender as regras de um hospital de campanha. Vamos fazer um bom laboratório”, declarou o ministro.

Nas redes sociais, o governador de Goiás agradeceu ao ministro. “Mais uma vez Goiás sai na frente. Ao conversar com o ministro, conseguimos para Águas Lindas, no Entorno do DF, hospital campanha com 10.000m² para atuar na frente de combate ao coronavírus. A região do Entorno abriga mais de 1,2 milhão de goianos. Muito obrigado!”, publicou.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), está preparando hospitais em sete cidades do interior goiano. Juntas, as unidades poderão aumentar em quase 800 leitos exclusivos para assistência às pessoas com adoentadas pelo coronavírus. Para a região do Entorno do Distrito Federal, o Hospital Municipal de Formosa passava pelo processo de estadualização e, a partir de agora, contará com pelo menos 60 leitos exclusivos para enfrentamento à pandemia, além de outros 80 leitos em Luziânia, destinados para pacientes da Covid-19.

Casos

De acordo com o balanço divulgado pela SES-GO, no fim da tarde de ontem, havia 73 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, sete eram de moradores de cidades vizinhas do Distrito Federal, sendo um óbito registrado em Luziânia. O município de Valparaíso registrou quatro confirmações para a Covid-19 e outras seis pessoas estão sob suspeita. Na Cidade Ocidental, um paciente estava em isolamento domiciliar com o novo coronavírus. Em Águas Lindas, havia uma pessoa hospitalizada com a doença.

Seguindo o mesmo caminho que o Distrito Federal, os municípios goianos também suspenderam as atividades comerciais e escolares. Em Luziânia, a suspensão foi prorrogada para até o final do mês de abril.