Título: Desemprego atormenta os EUA
Autor: Cavalcanti, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 16/11/2012, Economia, p. 8
Os diretores do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, continuam "bastante preocupados com o nível obstinadamente alto do desemprego" no Estados Unidos, disse ontem em Atlanta, na Georgia, o presidente da instituição, Ben Bernanke. Ele também afirmou que o mercado imobiliário enfrenta dificuldades, apesar dos primeiros sinais de melhoria.
Por isso, afirmou Bernanke, o Fed continuará utilizando os instrumentos de política monetária dos quais dispõe para contribuir para sustentar a recuperação da maior economia do mundo e, consequentemente, dos empregos. Ele dedicou a maior parte de seu discurso em uma conferência do setor financeiro para falar do mercado imobiliário. No seu entender, o setor ainda "está longe de ser considerado salvo" e as restrições ao crédito, hoje extremamente rígidas, são parte do problema.
O Fed, que priorizou títulos hipotecários na sua mais recente rodada de compra de ativos, continuará fazendo o possível para amparar o mercado imobiliário norte-americano. Bernanke evitou citar medidas específicas. O estouro da bolha imobiliária nos EUA detonou a crise financeira global de 2008 a 2009 e empurrou o mundo para a recessão. Dados dos últimos meses, no entanto, apontam uma recuperação do setor. "Embora haja boas razões para se animar com a recente direção do mercado, não deveríamos nos satisfazer com o progresso visto até agora", disse.
Recorde Em meio aos alertas de Bernanke, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que o total de auxílios-desemprego aumentou em 78 mil na semana passada, para 439 mil. Trata-se do maior patamar desde abril de 2011 e bem acima das estimativas do mercado.