O Estado de São Paulo, n.46174, 19/03/2020. Política, p.A6

 

Em entrevista, presidente volta a atacar jornalista do ‘Estado’

19/03/2020

 

 

Bolsonaro reitera ofensas feitas em fevereiro e chama Vera Magalhães de ‘mentirosa’, e diz que ela divulga ‘fake news’

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar ontem a colunista do Estado e editora do site BR Político, Vera Magalhães, e a acusou falsamente de ter mentido em suas reportagens. O diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Fábio Caminoto, lamentou que o presidente “não tenha respeitado os fatos”.

“A jornalista Vera Magalhães, que foi uma mentirosa sem qualquer compromisso com a verdade, está divulgando que eu faria um movimento dia 31 de março na frente dos quartéis”, afirmou o presidente durante a coletiva que tratou de medidas de combate ao coronavírus. “Esse tipo de profissional não merece respeito por parte nossa aqui no Brasil. Lamento a jornalista Vera Magalhães estar divulgando fake news. Ela poderia ser convocada, se tivesse uma maioria consciente na CPI das Fake News, para falar sobre isso daí.”

A afirmação de que Vera teria noticiado que o presidente estaria fazendo convocações para o dia 31 não é verídica. No site BR Político, a jornalista noticiou, anteontem, que atos estão sendo convocados para o dia 31. Em nenhum momento ela atribuiu a iniciativa ao presidente.

Não é a primeira vez que Bolsonaro ataca Vera. Em fevereiro, a jornalista noticiou que Bolsonaro havia divulgado, para seus contatos no WhatsApp, vídeos convocando para atos a favor do governo, e contra o Congresso e o Judiciário, que ocorreriam no dia 14 de março. Bolsonaro ofendeu a jornalista em entrevista na entrada do Alvorada e em live no Facebook.

Posicionamento. “Lamento que o presidente Jair Bolsonaro tenha voltado a atacar hoje (ontem) a jornalista Vera Magalhães, colunista do Estadão e editora do site BR Político”, afirmou o diretor de Jornalismo do Grupo Estado. “Continuamos dedicados à nossa missão de oferecer à sociedade brasileira conteúdo de qualidade e no combate das fake news, ainda mais num momento tão crítico como o atual”, disse Caminoto.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

‘Talvez seja tarde para reagir’, diz Olavo sobre Bolsonaro

Jussara Soares

19/03/2020

 

 

Em mensagens nas redes, escritor afirma que presidente foi eleito para ‘derrubar o sistema’, mas se adaptou a ele

Enquanto Jair Bolsonaro era alvo de “panelaço” em várias cidades brasileiras, o escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, afirmou em suas redes sociais que o presidente comete “suicídio” ao se “adaptar ao sistema”. Morador da Virgínia, nos Estados Unidos, Olavo lamentou que “agora talvez seja tarde para reagir.”

“Eleito para derrubar o sistema, o Bolsonaro, aconselhado por generais e políticos medrosos, preferiu adaptar-se a ele. Suicídio”, escreveu o escritor em seu perfil no Facebook.

Olavo disse ainda que, desde de o início do governo, aconselhou Bolsonaro para que “desarmasse os inimigos antes de tentar resolver qualquer ‘problema nacional’”, mas ele, segundo o escritor, preferiu fazer o contrário.

“Desde o início do seu mandato, aconselhei ao presidente que desarmasse os seus inimigos ANTES de tentar resolver qualquer ‘problema nacional’. Ele fez exatamente o oposto. Deu ouvidos a generais isentistas, dando tempo a que os inimigos se fortalecessem enquanto ele se desgastava em lacrações teatrais”, escreveu. “Lamento. Agora talvez seja tarde para reagir”, completou.

Olavo disse que Bolsonaro nunca reagiu a seus adversários. “Que é que o Bolsonaro fez contra QUALQUER dos seus inimigos? NADA. NADA NUNCA. Só lhes deu umas agulhadinhas, irritando-os em vez de enfraquecê-los.”