Correio braziliense, n. 20772 , 06/04/2020. Cidades, p.19

 

DF tem aumento de 12 casos

Jéssica Eufrásio

06/04/2020

 

 

CORONAVÍRUS » O número de infectados confirmados subiu para 468: mais da metade são homens e boa parte dos pacientes tem entre 30 e 49 anos

O número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Distrito Federal subiu para 468 ontem, 12  a mais que o registrado no boletim da tarde anterior. Os balanços diários levam em conta as informações obtidas até as 17h. De acordo com o documento mais atualizado até o fechamento desta edição, 55 pessoas (12% do total) estão hospitalizadas, sendo 41 delas em unidade de terapia intensiva (UTI). No DF, sete pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

A maior proporção de infecção tem se observado em pacientes de 30 a 49 anos. Eles somam 229 do total de registros confirmados. No Distrito Federal, os homens são maioria e representam 57% (265 casos) dos indivíduos que testaram positivo para o Sars-CoV-2. Entre os pacientes que não resistiram à Covid-19, as idades variam entre 50 e 82 anos. Na avaliação por regiões, Plano Piloto, Lago Sul e Águas Claras permanecem com o maior número de infectados.

Dos casos notificados, 428 (92%) acometeram residentes do DF.  A primeira pessoa a testar positivo foi uma advogada de 52 anos, moradora do Lago Sul. Internada na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) há um mês, ela continuava em estado grave até as 17h de ontem. Ela respira com auxílio de ventilação mecânica e permanece sedada, mas sem febre.

Recuperação

Até o início da tarde de ontem, 147 pessoas haviam se recuperado da Covid-19. Uma delas, uma mulher de 44 anos, recebeu alta do Hran ontem. Internada havia seis dias, ela não precisou de encaminhamento para a UTI. Ela deu entrada na unidade de saúde com respiração dificultada e dor torácica. À equipe de saúde, ela relatou desconfortos recorrentes, que duravam mais de três dias. O teste que ela fez para detecção do novo coronavírus deu positivo.

A paciente permaneceu no hospital sob monitoramento constante e com suporte clínico para estabilização hemodinâmica  e controle da pressão arterial por meio de oxigenoterapia. Antes de ser liberada, ela recebeu a orientação para se manter em isolamento domiciliar. Além disso, deverá continuar sob acompanhamento no ambulatório da pneumologia do Hran.

Detentos

Para evitar novos casos de contaminação pelo Sars-CoV-2, o Complexo Penitenciário da Papuda adotou mudanças na rotina dos internos. Ontem, a Secretaria de Segurança Pública informou que os presos que chegarem ao DF vindos de outras unidades da Federação terão de ficar isolados durante 14 dias antes de ter contato com os demais. A transferência de detentos também mudou o cronograma. Antes, era realizada duas vezes por semana; agora, será uma vez a cada sete dias.

Além disso, um consultório específico para tratar pessoas com sintomas da doença foi montado no Centro de Detenção Provisória (CDP). No local, pacientes passam por triagem, avaliação e vacinação contra doenças de sintomas semelhantes. Caso algum preso apresente sintomas da Covid-19, uma equipe de enfermeiros e médicos fará avaliação para verificar se há necessidade de encaminhamento para um hospital.