Título: Dilma desiste de viagem ao Peru
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Caitano, Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 29/11/2012, Política, p. 2
Apesar de ainda não confirmar oficialmente, a presidente Dilma Rousseff decidiu cancelar sua viagem ao Peru, marcada para amanhã. Ela iria participar da VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da Unasul, bloco formado por países da América do Sul, mas avaliou ser melhor permanecer no país nesse momento de crise. No lugar dela, vai o vice-presidente Michel Temer, que a princípio estaria no México, para a posse do presidente Peña Nieto, acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota.
Além da Operação Porto Seguro, Dilma Rousseff tem outras preocupações. Na próxima quinta-feira, ela deve lançar o pacote de Portos, que está sendo elaborado há meses. Chegou-se a cogitar que divulgar o plano agora poderia gerar desconfiança, já que a quadrilha presa na operação atuava na área, e o secretário executivo adjunto da Advocacia Geral da União, José Weber Holanda, é citado nas investigações da Polícia Federal.
Mas o Planalto, no fim das contas, achou melhor lançar o plano logo, para encerrar o assunto de vez. Segundo apurou o Correio, aliados da presidente acreditam que a descoberta de corrupção nos regimes de arrendamento dos portos, como os verificados no Complexo Barnabés-Bagres, pode ajudar o governo a defender uma mudança no atual modelo que rege o setor. Dilma também precisa definir a partilha dos royalties. O prazo para a presidente sancionar o texto aprovado no Congresso se encerra amanhã.