Título: Vistos facilitados
Autor: Cavalcanti, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 20/11/2012, Economia, p. 13

O rei Juan Carlos I pediu colaboração entre autoridades espanholas e brasileiras para facilitar a emissão de vistos aos profissionais da Espanha que queiram trabalhar no Brasil. Diplomatas e ministros dos dois países negociam fórmulas para a liberação dentro das atuais regras de imigração. A proposta tem o apoio do governo Dilma Rousseff, que acredita na qualificação da mão de obra nacional.

“Não quero deixar de me referir à possibilidade de pôr em prática procedimentos que facilitem a permanência de profissionais altamente qualificados, com o fim de contribuir e cobrir as necessidades que demanda o mercado de trabalho brasileiro”, afirmou Juan Carlos, que fez o discurso na presença de Dilma, durante almoço no Palácio Real, na capital espanhola.

No domingo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a facilitação de vistos de trabalho para espanhóis não vai ter impacto negativo no mercado para os brasileiros. “Isso é residual”, disse ele ao Correio. Entre os profissionais que poderiam desembarcar no Brasil estão médicos e engenheiros, duas categorias em que há falta de trabalhadores no mercado nacional.

Eles seriam absorvidos a partir de programas federais já existentes para revalidar diplomas. No caso dos médicos, o projeto é da alçada do Ministério da Educação. A liberação de engenheiros e trabalhadores de outras áreas teria de ser confirmada por conselhos profissionais específicos, ou mesmo universidades.