O globo, n. 31670, 22/04/2020. Especial Coronavírus, p. 8

 

DF inicia operação de testes rápidos para novo coronavírus

Amanda Almeida

22/04/2020

 

 

Objetivo é fazer cerca de 100 mil aplicações em esquema ‘drive-thru’

Alvo. Governo quer testar quem está com sintomas há sete dias e os que moram com pessoas em grupo de risco

 O governo do Distrito Federal começou ontem uma operação de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Com foco inicial em áreas de maior incidência da Covid-19, serão feitas cerca de 100 mil aplicações em um esquema “drive-thru”, pelo qual as pessoas são testadas dentro de seus carros em estacionamentos.

O objetivo do governo é aplicar o teste em quem está com sintomas da doença há pelo menos sete dias e em assintomáticos que moram com pessoas do grupo de risco. Por isso, ao entrar na fila para testagem, é feita uma triagem antes do procedimento, com medição de temperatura e questionário.

Inicialmente, foram montados cinco postos no Plano Piloto, Águas Claras e Lago Sul, regiões que registram mais casos de contaminados. Depois da triagem, os casos que são selecionados fazem o teste sem descer do carro, com a coleta de uma gota de sangue. Em outra fila, também de automóveis, o resultado é liberado em meia hora.

SINTOMAS

O casal Cristiana Sayuri, de 44 anos, e Alexandre Fuscaldi, de 51, resolveu fazer os testes em um posto no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, depois de alguns dias com coriza e tosse. O filho Henrique, de 3 anos, acompanhou os pais. Eles estão em quarentena há cerca de um mês.

—Vimos a notícia sobre a testagem e, como estamos com sintomas, resolvemos vir. Quero ficar seguro porque tenho pais idosos e, eventualmente, preciso dar uma assistência a eles. Mesmo com todos os cuidados, ficamos preocupados — relatou Fuscaldi.

O teste do casal deu negativo. Até às 11h30m de ontem, não houve casos positivos testados no Mané Garrincha. Funcionários foram orientados a encaminhar casos de pessoas com dificuldade de respirar para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Até o mesmo horário, um caso desse tipo foi registrado.

O morador de rua Adailton Maia Santos, de 57 anos, viu o movimento e foi a oposto para se informar. Cadeirante, ele disse que tem acompanhado o avanço do coronavírus.

O Ministério da Saúde também organiza a realização de testes e a coleta de dados, que poderão servir para balizar uma tomada de decisão para a retomada das atividades econômicas, quando isso for possível. A primeira pesquisa em andamento é um estudo nacional coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e realizado com apoio do instituto Ibope, que vai entrevistar e realizar testes rápidos de detecção de anticorpos de Covid-19 em quase 100 mil pessoas de todos os estados do país, além do Distrito Federal.