Correio braziliense, n. 20787 , 21/04/2020. Cidades, p.16

 

Brasília começa testes em massa

Jéssica Eufrásio

Walder Galvão

21/04/2020

 

 

Exames começarão nas cidades com mais registros da doença, como Plano Piloto e Águas Claras. DF segue com 24 óbitos

A duas semanas para a reabertura do comércio no Distrito Federal, Plano Piloto e Águas Claras, as cidades com maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus, passarão por testagem em massa. Hoje, a Secretaria de Saúde inicia os exames nas regiões administrativas por meio de drive-thru. Inicialmente, cerca de 100 mil análises serão feitas na população. Atualmente, o DF tem 875 casos confirmados da doença e 24 mortos.

Apenas o Plano Piloto reúne 195 pessoas diagnosticadas com a enfermidade, 24% do total de casos. Águas Claras, segundo lugar no ranking, aparece com 85 registros, ou seja, 10,5% dos registros. Por causa disso, o GDF decidiu começar a testagem em massa por essas cidades. A ideia de fazer no modelo drive-thru é para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissões, como foi feito no início da campanha de vacinação contra a gripe, quando os idosos eram o alvo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas pessoas com sintomas de gripe, incluindo febre, poderão fazer o teste. Todos precisam fazer um cadastro antes de serem examinados e ainda terão de passar por triagem de temperatura, realizada com uma câmera térmica, feita pelo Corpo de Bombeiros. Caso o paciente não se enquadre nos sintomas do coronavírus, não poderá fazer o exame.

Os atendimentos serão por ordem de chegada e ocorrerão apenas dentro do veículo, sendo proibido descer sem orientação da equipe médica. A pasta orienta que os pacientes saiam das residências com máscara, que os carros tenham no máximo quatro pessoas e que os usuários levem documento de identificação e comprovante de endereço. Os testes serão feitos na Unieuro e na Uniplan, em Águas claras; na Residência Oficial do governador; no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha; e nos estacionamentos do Parque da Cidade.

Transporte

Do total de casos confirmados no DF, 28 estão internados em unidades de terapia intensiva (UTI). Além disso, 582 pacientes, 67% do total, são considerados recuperados pela Secretaria de Saúde. Segundo levantamento da pasta, a maioria dos diagnosticados (249) tem entre 30 e 39 anos. O segundo grupo etário com maior incidência da doença é de pessoas entre 40 a 49 anos, que totaliza 184 notificações. No total, são 513 homens e 362 mulheres com a Covid-19.

Levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF) mostra que o fluxo de passageiros que usam o transporte público na capital caiu 71% durante a pandemia. A pesquisa analisa o período desde 10 de março, quatro dias antes de o governador Ibaneis Rocha publicar decreto suspendendo as aulas e os eventos com público superior a 100 pessoas, até 14 de abril. No intervalo de tempo, a média de acessos de usuários, por semana e em dias úteis, a ônibus e metrô diminuiu de 1,4 milhão para 413 mil.