O Estado de São Paulo, n.46194, 08/04/2020. Política, p.A6

 

Entidades pedem ‘pacto’ e diálogo contra covid-19

José Maria Tomazela

08/04/2020

 

 

Seis das mais expressivas entidades de defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais se juntaram, ontem, para pedir aos cidadãos e governantes a formação de uma aliança para enfrentar a crise sanitária, econômica, social e política que o País vive por causa da pandemia do coronavírus. O Pacto pela Vida e pelo Brasil cobra do presidente Jair Bolsonaro a condução de diálogo em harmonia com os Poderes da República, “ultrapassando a insensatez das provocações e dos personalismos, para se ater aos princípios e aos valores sacramentados na Constituição de 1988”.

De acordo com as entidades, o momento exige de todos, mas principalmente de governantes e representantes do povo, “o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis”.

É a primeira vez na história que Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se unem em torno de um pacto nacional, “no dever de alertar e representar a sociedade brasileira”.

“Essa articulação inédita das entidades visa, portanto, um alerta sobre a necessidade de diálogo entre todos os representantes das instituições brasileiras”, disse o presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias.