Título: Campanha pró-Lula causa polêmica virtual
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 15/12/2012, Política, p. 4

Petistas fazem tuitaço a favor do ex-presidente e provocam série de críticas nas redes sociais

Depois de vários discursos de apoio no Senado, na quinta-feira, ontem foi a vez de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receber menções de desagravo pela internet. A declaração “Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo”, dita no plenário da Casa pelo senador Wellington Dias (PT-PI), virou hashtag no Twitter, que chegou a ter 7,1 mil menções por volta das 13h, horário de maior pico, com uma média de 119 citações por minuto, e chegou ao topo da lista de publicações em Brasília. A campanha teve como foco principal as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente sabia dos acordos relacionados ao esquema do mensalão.

As postagens se dividiam entre quem se referia ao governo Lula de maneira elogiosa e quem criticava o ex-presidente. Havia também aqueles que não entendiam o motivo das inúmeras mensagens. “Quem cria uma tag dessa?”, indagou uma internauta, criticando o movimento #MexeuComLulaMexeuComigo. “Se o Lula fez tanta coisa, não fez mais que a obrigação dele!”, publicou.

A campanha mobilizou anônimos e famosos, como o ator e militante petista José de Abreu; o presidente do PT, Rui Falcão; o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT); e o ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB). O político comunista, aliás, ainda fez uma provocação, sugerindo que Lula volte a disputar as eleições: “Se bem conheço Luís Inácio, ele dará uma bela resposta, junto com o povo, aos provocadores e falsários, em 2014”. José de Abreu questionou as acusações de Marcos Valério. “Um condenado a 40 anos acusa o maior presidente que o BR já teve e ninguém pede provas?”, questionou o ator.

As publicações no microblog ainda elegeram como alvos o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo julgamento do mensalão, e partidos da oposição, especialmente o PSDB. “Cadê os tucanos para comprar briga para defender o FHC?”, cobrava um internauta. As provocações não ficaram sem respostas e milhares de usuários dispararam críticas a Lula e ao PT. O próprio ator José de Abreu foi alvo de insultos por defender os petistas.

Operários A frase proferida na quinta-feira por Wellington Dias na tribuna do Senado não é nova, como lembra o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). “Foram os operários, se não me engano do ABC, que criaram a frase ‘o Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo’”, conta o parlamentar. “Isso ocorreu em 2006, na campanha presidencial”, acrescenta Vaccarezza — que também participou do tuitaço.

7,1 mil Número de tuítes com a hashtag #MexeuComLulaMexeuComigo por volta das 13h