Correio braziliense, n. 20792 , 26/07/2020. Cidades, p.17

 

Testes rápidos para 21 cidades

Mariana Machado

26/04/2020

 

 

CORONA VÍRUS » A partir de amanhã, cinco novos postos de exames de detecção do coronavírus por drive-thru começarão a funcionar em Sobradinho, Lago Sul, Lago Norte, Guará e Ceilândia. Agora, para fazer a avaliação, será necessário agendar o atendimento pela internet

A partir de amanhã, a testagem rápida do novo coronavírus no Distrito Federal passará a ser feita em mais cinco regiões administrativas: além de Águas Claras e Plano Piloto, onde os exames por drive-thru já eram oferecidos desde a terça-feira, Guará, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho e Ceilândia também terão o serviço. Ao todo, serão 10 pontos, alcançando moradores de 21 cidades (Veja Quadro — Locais para testagem). De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), mais instalações desse tipo deverão ser inauguradas nas próximas semanas.

Até hoje, bastava ir a um dos locais de atendimento para fazer o teste, mas, a partir de amanhã, será necessário agendar um horário por meio de um formulário no site www.teste.df.gov.br. Após cadastro, o usuário receberá um código por e-mail e, só então, poderá escolher quando quer ser atendido. Durante a inscrição, é preciso informar a cidade de residência. Dessa forma, o portal permite que se marque o teste apenas em postos que atendam àquela região.

O drive-thru, em que a pessoa faz o exame sem sair do carro, continuará funcionando entre 8h e 17h. No entanto, os agendamentos serão feitos em três faixas de horários: das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h. Na marcação, o usuário deve informar se apresenta sintomas, como coriza, diarréia, dificuldade respiratória, dor de garganta, febre ou tosse, e se é portador de comorbidades, como diabetes, doença renal crônica, doenças pulmonares, hipertensão, obesidade, ou se está gestante. Cada posto terá a lista dos atendimentos agendados. A Polícia Militar (PMDF) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficarão responsáveis pela organização do tráfego de veículos.

Os testes são realizados de segunda a sexta-feira. Nos primeiros quatro dias, 14,6 mil pessoas foram avaliadas, das quais 128 tiveram resultado positivo. Nesse caso, os pacientes deverão ficar em isolamento domiciliar, mantendo os protocolos de higiene. O exame é feito com a coleta de uma gota de sangue, e o resultado sai em cerca de 30 minutos.

Nas unidades hospitalares, é feito o exame por swab, quando é coletado material genético nas cavidades nasais e garganta usando um cotonete. O resultado sai em, aproximadamente, dois dias. Até o fechamento desta edição, 10,2 mil pessoas fizeram o teste por swab, sendo que 1.020 tiveram confirmação da Covid-19.

Cuidados em enterros

O GDF tem 10 dias para apresentar um fluxo de trabalho detalhado sobre sepultamentos sociais e enterros de corpos que não foram reclamados, em casos de suspeita ou confirmação de contágio por coronavírus. Isso porque o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fez a recomendação ao governo, assinada pela força-tarefa instituída para enfrentamento à Covid-19.

O pedido visa garantir que os enterros aconteçam com agilidade, evitando risco sanitário nos casos que envolvem a doença. No documento, o ministério pede que sejam identificados os responsáveis por cada fase do processo do sepultamento, desde o recebimento do cadáver, até o enterro.

O protocolo, assinado pelas secretarias de Saúde, Segurança Pública e Justiça e Cidadania, define uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus em caso de vítimas da doença. Entre as determinações, está a necessidade de desinfecção de urnas mortuárias após o lacre, utilizando desinfetantes. O trabalho deve ser feito pelo serviço funerário contratado.

Caixões devem ser revestidos com lona extraforte impermeável, e os cemitérios devem priorizar os sepultamentos em decorrência do coronavírus e demais doenças infectocontagiosas. Nos necrotérios, é obrigatória a utilização de gorro descartável, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, luvas e capote descartáveis.

Locais para testagem

Quem quiser fazer o teste rápido de detecção do novo coronavírus precisa se cadastrar e agendar um horário no site www.teste.df.gov.br. Veja a lista de lugares onde o serviço de drive-thru está sendo oferecido:

Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:

Uniplan — Av. Pau Brasil, Lote 2, Águas Claras

Unieuro — Av. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras

Residência Oficial do Governador — EPTG, Águas Claras

Para moradores do Plano Piloto:

Parque da Cidade — Estacionamento 4

Estádio Nacional Mané Garrincha

Para moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:

Paróquia São Pedro de Alcântara — SHIS EQI 7/9, Lago Sul

Para moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:

Iguatemi Shopping — SHIN CA 4, Lago Norte

Para moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:

Park Shopping — SAI/SO, Área 6.580, EPIA, Guará

Para moradores de Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente:

Iesb Unidade Ceilândia — QNN 31, áreas especiais B/C/D/E, Ceilândia Norte

Para moradores de Sobradinho, Fercal e Planaltina:

Área Especial para Indústria nº 03 — Lote 01, Sobradinho