Título: Damasco atacada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/11/2012, Mundo, p. 13
Depois de um sábado sangrento, com 85 mortos em todo o país, a Síria voltou a ser palco de bombardeios, concentrados nas proximidades de Damasco, para onde os rebeldes estão avançando. Segundo um balanço provisório do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 37 pessoas morreram ontem, sendo 18 na capital.
A ONG também informou que os insurgentes destruíram dois helicópteros do aeroporto militar de Marj el Soltan, usados pelas tropas do regime para metralhar povoados próximos. Os meios de comunicação oficiais da Síria disseram ontem que o governo está matando "muitos terroristas", termo usado pelas autoridades para designar os rebeldes.
Ao mesmo tempo, na província de Deraa (sul), os insurgentes atacaram um acampamento perto da Jordânia, mas se retiraram um dia depois, por medo de bombardeios aéreos. "As tropas do regime recorrem a esse tipo de ataque cada vez que são forçados a recuar em um combate em terra", disse Rami Abdel Rahman, chefe do OSDH. No total, mais de 40 mil pessoas morreram desde o início da guerra civil na Síria, há 20 meses.