Título: Oito estados sofreram com apagão
Autor: Takahashi, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2012, Economia, p. 9

O Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela controle da distribuição de energia no país, admitiu ontem que ao menos seis estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Acre e Rondônia — ficaram às escuras ontem. Mas as concessionárias de Santa Catarina e do Rio Grande reconheceram que várias localidades dos dois estados também sofreram com a falta de luz. Como em todos os apagões anteriores, o ONS não soube precisar as causas para a interrupção do fornecimento de energia que afetou mais de 3 milhões de pessoas apenas em São Paulo, Rio e Minas. Desde setembro, foi o sexto blecaute registrado no país.

A primeira falha no sistema foi detectada às 17h43 de sábado. A partir daí, foi acionado o sistema de segurança, que reduziu o fornecimento de energia às distribuidoras. Com isso, cada empresa teve que reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo a rede interligada fosse desligada. O fornecimento foi interrompido por apenas dois minutos, mas o religamento foi demorado. No Rio, por exemplo, somente às 22h a luz voltou por completo.

O ONS informou que terá, durante a semana, uma reunião com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para debater a falha, antes de divulgar um comunicado oficial sobre o apagão. A autoridade descartou excesso de consumo, já que sábados são dias de menor demanda.

A rotina de apagões está colocando em xeque o sistema de distribuição de energia do país. Muitas empresas estão em sérias dificuldades financeiras e não conseguem fazer os investimentos necessários para melhorar a segurança das redes. No entorno da presidente Dilma Rousseff, que desenhou o atual modelo interligado quando foi ministra de Minas e Energia, a preocupação é grande, uma vez que já se observa queda na confiança do eleitorado na capacidade de administração do governo. Pela última pesquisa Datafolha, desde maio, aumentou em oito pontos percentuais a taxa dos que acham que Dilma vem fazendo menos pelo país do que o esperado, sobretudo na área de infraestrutura.

Em São Paulo, além da capital, nove municípios, segundo a Eletropaulo, ficaram às escuras por pelo menos 20 minutos. No Rio, faltou luz em 26 cidades, pelas contas das distribuidoras Light e Ampla. Em Minas, ressaltou a Cemig), o blecaute afetou 211 municípios. Conforme a empresa mineira, houve desligamento parcial na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, e nas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá, Patos de Minas, Ibiá, Nova Lima, Sete Lagoas e Passos. Nas outras 202 cidades atingidas, a interrupção no fornecimento de energia foi integral. Praticamente 25% dos 853 municípios de Minas ficaram às escuras, mas a Cemig não informou quantos consumidores teriam sido prejudicados pelo apagão. (Colaborou Luiz Ribeiro)