O globo, n. 31656, 08/04/2020. Especial Coronavírus, p. 6

 

Em 88 países, pelo menos 6,5 mil brasileiros aguardam repatriamento

08/04/2020

 

 

Pelo menos 6.469 brasileiros permaneciam, até ontem, em 88 países sem conseguir voltar ao Brasil, devido às medidas restritivas adotadas para evitar a expansão da Covid-19, entre as quais o fechamento de fronteiras. Os números, referentes à noite de sábado, fazem parte de um relatório elaborado pelo grupo de acompanhamento criado pelo governo, ao qual O GLOBO teve acesso. Os autores do documento alertam que a situação dessas pessoas é crítica e, em alguns casos, pode se tornar insustentável.

Desde o início da crise, em fevereiro, foram repatriados 11.500 brasileiros. Nesse total está incluído o grupo de 34 pessoas que estavam em quarentena na cidade chinesa de Wuhan e voltaram ao Brasil graças a um esquema organizado por órgãos do governo, como o Itamaraty e os ministérios de Saúde e Defesa. O grupo ficou isolado por 18 dias em Anápolis (GO).

Pelo mapeamento, a Europa é a região onde ainda há mais brasileiros retidos, com 2.706 pessoas em 17 países. A tendência é de queda desse volume, em razão do aumento dos voos que têm partido, sobretudo, de Portugal, Itália, Reino Unido e Espanha.

Em Portugal, onde está a maioria (1.541), os casos mais graves estão se tornando “insustentáveis” segundo o levantamento, mesmo com as iniciativas de acolhimento. Também é crítica a situação de passageiros e tripulantes de cruzeiros na Itália — país onde foi identificado um grupo de brasileiros contaminados pela Covid-19.

O gabinete de crise criado pelo governo contabilizou 1.642 brasileiros em 14 países da Ásia e do Pacífico. Já na América do Sul havia 1.105 viajantes brasileiros em trânsito, enquanto que na África eram 516. Na América do Norte são 247.