Título: Oposição quer Lula investigado
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 13/12/2012, Política, p. 3

Parlamentares do PSDB, do DEM e do PPS voltam a pedir à Procuradoria Geral da República que as acusações de Marcos Valério contra o ex-presidente sejam apuradas

A oposição protocolou ontem na Procuradoria Geral da República um novo pedido de abertura de ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Representantes do PSDB, do DEM e do PPS já haviam feito o mesmo requerimento há dois meses. Decidiram retornar ao Ministério Público após as novas denúncias feitas pelo empresário Marcos Valério, afirmando que Lula deu o aval para o mensalão e teve parte das despesas pessoais pagas com dinheiro do esquema.

De acordo com o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), o resultado final do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) também contribuiu para o requerimento de ontem. "Os ministros comprovaram que parte dos recursos utilizados no esquema tem origem ilícita, o que agrava a situação do ex-presidente", declarou Dias.

No documento entregue à PGR, os partidos lembram que as novas acusações de Valério inserem Lula diretamente no esquema do mensalão. "Esse depoimento foi dado em setembro, e o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, teve acesso a ele", disse Dias. Para o tucano, as palavras do empresário só não foram aceitas de imediato porque mudariam completamente o rumo das investigações. "José Dirceu deixaria de ser o chefe da quadrilha e o posto passaria a ser ocupado por Lula", acrescentou o líder tucano.

Os parlamentares sustentam que as "acusações são gravíssimas e precisam ser investigadas a fundo". "Não está se tratando mais de suposições, elucubrações, presunções ou teorias", diz trecho da representação. "Os representantes vêm perante esta douta Procuradoria Geral da República para requerer a devida investigação criminal e, caso sejam confirmados os fatos, que seja promovida a competente ação penal pública contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e quem mais estiver envolvido", concluem os parlamentares.

Requerimentos Depois de dois dias sem vitórias no Congresso, a oposição espera, na semana que vem, aprovar os requerimentos de convite da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira e do próprio Marcos Valério. Um dos requerimentos para ouvir Rosemary está na Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). "Na semana que vem, devemos votar o pedido do PSDB", assegurou a senadora ao Correio.

Dias, que integrou a CPI dos Correios em 2005, está há um bom tempo tentando convencer Valério a comparecer ao Congresso para contar tudo o que sabe. "Andaram me dizendo também que a Rosemary está incomodada com a pressão sobre ela e poderia aceitar nosso convite. O problema é que os governistas não deixam", lamentou.

A oposição ainda não marcou a audiência com o ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira. A exemplo do irmão Paulo, Rubens também foi indiciado por formação de quadrilha. O convite, aceito por Rubens, foi aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado.