Título: Briga pelas cadeiras da Mesa Diretora
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2012, Política, p. 3

Depois de passar todo o processo de criação às turras com o DEM, o PSD ameaça comprar uma briga com o PSDB. Os dois partidos têm exatamente 51 deputados, o que deixa em aberto de quem será a terceira indicação para as vagas na Mesa Diretora da Câmara no biênio 2013-2014, provavelmente a cobiçada primeira-secretaria. O embate terá que ser definido pelo atual comando da Casa. E não faltam polêmicas. Os tucanos juram que terão prioridade. “O PSD já deve estar feliz por ter um assento à Mesa”, disse um interlocutor do PSDB. “Nós temos um deputado a mais que eles. Um dos parlamentares do PSDB mudou-se para o PEN”, retrucou o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP).

A polêmica está em torno do deputado Berinho Bantim (RR). Ele deixou o PSDB para se filiar ao recém-criado Partido Ecológico Nacional. “Já fiz a nossa representação à Mesa Diretora mostrando que o PSDB perdeu um parlamentar, o que nos dá preferência nessa disputa”, declarou Campos. Os tucanos alegam que existia um prazo limite para transferências e que Berinho migrou para o PEN após essa data. “O PSD que vá reclamar com o Marco Maia”, desafiou um parlamentar do PSDB.

A presidência da Câmara terá que analisar a situação do PSD, mas o ponto inicial é se o partido criado por Gilberto Kassab tem ou não direito a um cargo na Mesa. O Regimento Interno da Casa diz que, para efeito de indicações para o comando do Congresso, valem as bancadas eleitas no início da legislatura — no caso, 2011. Mas naquela data, o PSD não existia.

A questão deve ser decidida até janeiro. Entretanto, assessores da Casa não veem muito sentido no indeferimento do pedido para que o PSD indique nomes para a Mesa. “Eles ganharam cargos, direito a constituir um líder, Fundo Partidário e tempo de TV”, explicou o assessor, pedindo anonimato. O PSD já escolheu o nome do deputado que ocupará o cargo: Fábio Faria (RN). No caso do PSDB, o postulante é Márcio Bittar (AC).

Votação O PT também definiu o seu nome para a Mesa Diretora. É o deputado André Vargas (PR), ligado ao ministro da Comunicações, Paulo Bernardo, e à chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann. A escolha deu-se por votação no fim da tarde de quinta-feira. Vargas, que também é secretário de Comunicação do PT, derrotou por 48 a 37 o deputado Paulo Teixeira (SP). Ex-líder do PT na Casa, Teixeira é muito próximo da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, mas Vargas é visto como menos explosivo para o Planalto, já que Teixeira é próximo ao líder do governo, Arlindo Chinaglia, que, durante longo tempo, acalentou o sonho de candidatar-se à presidência da Casa, rompendo o acordo com o PMDB.

O PSB também faz articulações. Até o momento, o partido não abriu mão da candidatura de Júlio Delgado (MG) à presidência. Delgado ainda tem um apoio tímido da cúpula partidária, mas, até o momento, o governador Eduardo Campos (PE), presidente do partido, não foi incisivo para que Delgado desista dos planos.

11 Quantidade de cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Composição Confira como estão as indicações dos partidos para a Mesa Diretora da Câmara

» Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Júlio Delgado (PSB-MG) para a presidência » André Vargas (PT-PR) para a vice-presidência » Fábio Faria (PSD-RN) e Márcio Bittar (PSDB-AC) disputam a primeira-secretaria. Quem perder terá direito à escolha seguinte » DEM, PP, PR, PDT não escolheram representantes » PSB, PR, PP, PDT também têm direitos a vagas, mas ainda não escolheram representantes » PT e PMDB terão direito a mais uma vaga cada. Os nomes estão em aberto.

Veja como estão as indicações no Senado*

Presidente:

Renan Calheiros (PMDB-AL)

1º vice-presidente:

Jorge Viana (PT-AC)

2º vice-presidente:

em aberto. Vaga do PMDB

1º secretário:

Flexa Ribeiro (PSDB-PA)

2º secretário:

João Ribeiro (PR-TO)

3º secretário:

João Vicente Claudino (PTB-PI)

4º secretário:

Ciro Nogueira (PP-PI)

* Os nomes dos quatro suplentes ainda não foram fechados