Título: Definição no Senado
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2012, Política, p. 3

No Senado Federal, os principais partidos praticamente definiram quem vai ocupar os cargos na Mesa Diretora. Para a presidência, o nome mais forte é o do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que, em 2007, renunciou ao cargo máximo da Casa após ser envolvido em uma série de denúncias. Embora ainda não confirmem oficialmente, parlamentares que costuram a candidatura do político alagoano já contabilizam mais de 60 votos.

“O presidente é Renan Calheiros. De zero a 10, a chance de ele não ser o novo presidente é zero”, afirmou reservadamente um senador envolvido na articulação em torno do nome de Renan. Um grupo de peemedebistas considerado independente, liderado pelos senadores Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), ainda tenta emplacar, com apoio do PSDB e do PDT, o nome de Luiz Henrique (SC). A missão é quase impossível, no entanto, o grupo se encheu de ânimo porque o parlamentar acompanhou a presidente Dilma Rousseff na viagem à França e à Rússia dos últimos dias. A liderança do PMDB vai ficar com o senador Eunício Oliveira (CE), e o presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo (PB), vai assumir a presidência da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ).

Pelo regime de proporcionalidade, a vice-presidência do Senado cabe ao PT. Amanhã, uma reunião vai definir quem ocupará o cargo. Ao que tudo indica, será preenchido pelo senador Jorge Viana (AC). Ele próprio admitiu que o seu nome está colocado na disputa para substituir o mandato-tampão de Aníbal Diniz (AC) após a nomeação de Marta Suplicy (SP) para o Ministério da Cultura. “A gente tem um acordo e coloquei meu nome para a vice-presidência ou para a liderança, já que não ocupei cargos nos últimos dois anos.” O senador José Pimentel (CE) corria por fora. A liderança do partido será exercida por Wellington Dias (PI).

O cargo de segundo vice-presidente, que pertence ao PMDB, ainda não foi definido. No PSDB, os nomes também vão ser oficializados nesta semana. O senador Flexa Ribeiro (PA) deve ocupar o cargo de primeiro-secretário da Mesa no lugar de Cícero Lucena (PSDB). As vagas de segundo, terceiro e quarto secretários não devem sofrer modificação. Vão ser preenchidas pelos senadores João Ribeiro (PR-TO), João Vicente Claudino (PTB-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI), respectivamente.