Correio braziliense, n. 20808 , 12/05/2020. Cidades, p.15

 

Ceilândia terá hospital de campanha

Darcianne Diogo

12/05/2020

 

 

CORONAVÍRUS » A unidade será erguida no mesmo terreno da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e contará com 20 leitos de UTI e 40 de enfermaria. Estrutura montada no Mané Garrincha começará a receber pacientes da covid-19 a partir do dia 20 de maio

O Distrito Federal ganhará mais um hospital de campanha para tratar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A estrutura será erguida em Ceilândia Norte, e contará com 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 40, de enfermaria. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante visita técnica realizada, ontem, no Estádio Nacional Mané Garrincha, que começará a receber pacientes a partir de 20 de maio.

A iniciativa veio após o aumento do número de pessoas infectadas pelo vírus na cidade — 128 notificações. “Esse hospital, inicialmente, vai para (pacientes com) covid-19, porque estamos tendo um alastramento de casos nessas regiões. No futuro, ele será um hospital materno infantil, que eu havia prometido”, afirmou Ibaneis Rocha.

O hospital será erguido no mesmo terreno da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. Segundo o subsecretário de infraestrutura da Secretaria de Saúde, Isaque Albuquerque, a área é ampla e tem espaço suficiente. “Estamos fazendo um estudo preliminar de engenharia para construirmos em volta da UPA”, disse. As obras, no entanto, não têm data para começarem.

Por outro lado, depois de mais de 20 dias de trabalho, o hospital de campanha do Estádio Mané Garrincha iniciará o atendimento de pacientes de coronavírus a partir de 20 de maio. A edificação, que custou cerca de R$ 79 milhões, terá 173 leitos de enfermaria, 20 de UTI, além de quatro salas vermelhas (utilizadas para casos de reanimação). De acordo com Isaque Albuquerque, os pacientes serão recebidos de maneira gradual. “Em 20 de maio, será liberada a ala da enfermaria para 100 pessoas. Dez dias depois, outros 73 leitos estarão disponíveis. Por fim, em 10 de junho, os respiradores serão instalados e o bloco da unidade da UTI será aberta”.

Ibaneis ressaltou que pretende transferir pacientes com covid-19 internados sem gravidade na rede pública de saúde para o Estádio Mané Garrincha. “Pretendemos, ainda, internar as pessoas antes de a doença se agravar. Existe um estudo que mostra que, quando você acompanha o paciente de 48 a 72 horas mantendo a oxigenação constante durante três dias, pode liberar a pessoa, pois não terá agravamento (no quadro clínico)”, explicou

Scanners nas escolas

A rede pública de saúde do DF conta com 172 leitos de UTI para pacientes com o coronavírus (72 ocupados) e mais de 250 de retaguarda (106 ocupados). Segundo Ibaneis, a meta é atingir 800 leitos até final de junho. “Isso ocorrerá de forma gradativa, de acordo com a necessidade. Hoje, estamos preparando um plano em conjunto com Goiás e com secretarias do Entorno para ativar leitos de UTI e de enfermaria. Vamos também efetivar uma compra internacional de testes, porque pretendemos testar toda a população do Entorno”, destacou.

O chefe do Executivo local anunciou, também, a adoção de scanners de detecção de problemas respiratórios para alunos de escolas da rede pública de educação. De acordo com o governador, o aparelho teria sido utilizado na reabertura de colégios na China e pode ajudar no combate ao novo coronavírus. “Qualquer pessoa que passar pela testagem, o equipamento indica se (ela) está com problema respiratório. Laudos internacionais apontam a efetividade dele”, detalhou.

Durante a visita técnica, Ibaneis Rocha testou o aparelho na frente da imprensa. O scanner é parecido com um tablet. Ele é colocado em frente ao rosto da pessoa, em seguida é feito uma leitura facial e o resultado sai em poucos minutos. Ao sinalizar a cor verde, significa que o paciente não apresenta problemas respiratórios. O GDF não informou quanto foi investido para a compra dos equipamentos. Até o momento, 100 scanners foram adquiridos.

Na quinta-feira passada, o governador afirmou que o ano letivo estava comprometido e que, provavelmente, os estudantes só devem voltar às aulas em julho. Disse, ainda, que solicitou aos proprietários de estabelecimentos particulares para fazerem uma consulta com os pais de alunos sobre a possibilidade do retorno em maio. Como resposta, a grande maioria optou pela reabertura em agosto, o que agradou Ibaneis.

Papuda

Outro local onde está sendo erguido um hospital de campanha é no Complexo Penitenciário da Papuda. Como adiantou a Secretaria de Saúde ao Correio, a previsão é de que a obra seja entregue em 25 de maio.

O hospital contará com 10 leitos de UTI e 30, de enfermaria para os presos com a covid-19. Boletim mais recente da Secretaria de Saúde registra 444 casos de detentos infectados. Entre os policiais penais, 129 estão com a doença. Até o momento, foram aplicados 2,2 mil testes nas unidades prisionais do DF

Materno infantil

A nova unidade do Hospital Materno Infantil de Ceilândia deve abrigar leitos de internação, UTI neonatal e infantil, hospital dia, centro de especialidades, centro de imagem, laboratório, farmácia, centro de esterilização de materiais, administração, serviço de nutrição, serviço de hotelaria hospitalar e centro de ensino e pesquisa de doenças raras da criança. A unidade tem previsão inicial de recursos de R$ 140 milhões.