Título: Indústria avança 0,9%
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/2012, Economia, p. 11

A produção industrial ensaiou uma ligeira alta em outubro em relação a setembro, mas ficou abaixo do esperado pelo mercado. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve crescimento de 0,9%, contra retração de 0,6% no mês anterior. A expectativa de especialistas era de que o aumento chegasse a 1,5%. Segundo Alessandra Ribeiro, economista da Tendências, o cenário não é ainda de recuperação, apenas reflete os incentivos dados pelo governo para alguns setores, principalmente de bens de consumo.

O economista-chefe do Banco J. Safra, Carlos Kawall, também não demonstra otimismo. "O resultado de 0,9% está dentro do que esperávamos, mas não é estimulante", afirma. De acordo com ele, o número de dias úteis no período, maior do que no mês anterior, e o fraco desempenho dos bens de capital demonstram que não houve uma retomada consistente da produção industrial. Ele acredita, no entanto, que nos próximos meses pode haver uma melhora no desempenho do setor de bens de capital devido aos incentivos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que teriam impacto positivo já nos índices do quarto trimestre.

Apenas 13 das 27 atividades acompanhadas pelo IBGE tiveram resultado positivo. "Isso indica que o crescimento não é disseminado, mas está focado em bens de consumo, como automóveis, beneficiados pela isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)", afirma Alessandra. Para ela, a dinâmica do mercado aponta para um encolhimento de 2,4% do setor industrial em 2012.

As perspectivas para 2013 são melhores, com possível recuperação de 3,2%, caso o governo mantenha políticas como redução de juros, câmbio desvalorizado, barateamento da energia e desoneração da folha.