Correio braziliense, n. 20815 , 19/05/2020. Brasil, p.6

 

País é o terceiro em número de infectados

Augusto Fernandes

Maria Eduarda Cardim

Renata Rios

Marisa Wanzeller*

19/05/2020

 

 

CORONAVÍRUS » Com 254.220 registros, Brasil ultrapassa o Reino Unido e só fica atrás da Rússia e dos Estados Unidos em número de vítimas atingidas pela covid-19. Ainda sem titular definido, Ministério da Saúde prepara novo protocolo para cloroquina

Sem a definição de quem ocupará o cargo de ministro da Saúde, vago após a saída de Nelson Teich, o Ministério da Saúde confirmou ontem mais 13.140 casos do novo coronavírus e 674 mortes. Assim, o país soma 254.220 pessoas infectadas pelo novo vírus e 16.792 óbitos pela doença. Com os novos números, o Brasil se tornou o terceiro país no mundo com mais pessoas diagnosticadas e só fica atrás dos Estados Unidos e da Rússia. Considerando-se o número de vítimas, o Brasil é o sexto país com mais óbitos pela doença.

Questionado se a ausência de um ministro prejudicaria o combate ao novo coronavírus, o secretário-executivo adjunto da pasta, Élcio Franco, disse que o “foco está em prosseguir na logística e concluir as orientações que já estavam sendo pactuadas com os conselhos”. As orientações citadas por Élcio compõem a diretriz sobre o isolamento social apresentada de maneira geral pelo ex-ministro Nelson Teich na semana passada, que orientará governadores e prefeitos.

“Esse trabalho não se perdeu, está em fase de conclusão e pactuação com Conass e Conasems e OPAS, para que seja, então, divulgado. Não se trata de um plano para isolamento social. É uma avaliação de risco que vai orientar os procedimentos e a decisão a ser tomada pelo gestor. Estamos em tratativa com conselhos para poder concluir e divulgar”, reforçou o secretário.

Seis unidades da federação acumulam altos números de vítimas da doença. São Paulo (4.823), Rio de Janeiro (2.852), Ceará (1.748), Amazonas (1.433), Pernambuco (1.640) e Pará (1.329) já registraram mais de mil mortes cada e juntos somam 13.825 óbitos, ou seja, 82% de todas as mortes já confirmadas.

Sem pressa

Após perder dois ministros da Saúde em menos de um mês, o presidente Bolsonaro está disposto a agir diferentemente. Os últimos titulares da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, não quiseram abrir mão do juramento à medicina para respaldar o uso de uma substância que ainda não tem eficácia comprovada no tratamento à doença e que pode causar efeitos colaterais. Desta vez, o presidente pretende alterar o protocolo, ampliando o uso do medicamento, antes de nomear um novo integrante à equipe ministerial.

As novas regras para a aplicação da cloroquina podem ser apresentadas hoje. Bolsonaro recebe esta manhã no Planalto o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Na sexta-feira passada, após a saída de Nelson Teich, o Ministério da Saúde informou em nota que estava “finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com covid-19”.

Enquanto Pazuello responde interinamente pela pasta da Saúde, o Palácio do Planalto avalia nomes para assumir o sucessor de Nelson Teich. Por enquanto, cinco são tratados como favoritos: a oncologista Nise Yamaguchi; o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS); o diretor de Saúde da Marinha, vice-almirante Luiz Fróes; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Flores; e o médico e youtuber Ítalo Marsili.

Nise Yamaguchi, especificamente, já se encontrou com Bolsonaro. Em entrevista ao portal UOL, ela disse que aceitaria um eventual convite do presidente e já demonstrou um certo alinhamento ao mandatário ao defender o fim do isolamento social e a utilização da cloroquina. “Tenho uma vida bastante consolidada, trabalho em Lyon (França), trabalhei na associação de oncologia dos EUA, é (um trabalho) muito sólido, não precisaria estar me expondo como estou me expondo se não achasse que pudesse salvar vidas”, comentou.

O nome de Ítalo Marsili ganhou força entre os apoiadores mais radicais de Bolsonaro e de parlamentares da ala ideológica do governo.Nas redes sociais, ele disse  que contava com o “apoio popular” para assumir a Saúde e que veio ontem a Brasília para uma reunião com o presidente, apesar de o encontro não constar na agenda oficial do chefe do Palácio do Planalto. Ítalo Marsili pode encontrar resistência para entrar no governo devido a algumas polêmicas, como por já ter dito que já “curou” um pedófilo pagando “prostitutas com cara de criança” e que o voto feminino é o principal motivo para a crise da democracia.

Brasil na OMS

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou ontem que o governo federal está empenhado no enfrentamento da pandemia e colabora com estados e municípios no combate ao novo coronavírus. As avaliações de Pazuello contrastam com as críticas recorrentes do presidente Jair Bolsonaro, que acusa governadores e prefeitos de tomarem decisões equivocadas sobre o isolamento social e os responsabiliza pelo agravamento da crise econômica provocada pela covid-19. Ele disse também que o governo federal tem realizado ajuste de protocolos do Ministério da Saúde “baseado em evidências”, sem citar a intenção da pasta de ampliar o uso da cloroquina.

Pazuello participou, por videoconferência, da 73ª Assembleia Mundial da Saúde, transmitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele afirmou que o governo federal está preparado para o enfrentamento da pandemia, por meio da ação do Comitê de Crise, da Casa Civil, e do Comitê de Operações de Emergência, do Ministério da Saúde. Ele reiterou que as dimensões continentais do Brasil exigem estratégias direcionadas para cada região.

* Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ajuda ao extremo norte do Brasil

Renata Rios

19/05/2020

 

 

Para atender a populações próximas à fronteira do Brasil com outros países da América do Sul, a Força Aérea Brasileira transportou duas toneladas de equipamentos de saúde para abastecer São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, ambos municípios no Amazonas. Além do material, dez profissionais de saúde foram para as localidades realizar atendimentos.

Dois médicos, sete enfermeiros e um fisioterapeuta atenderão pacientes alocados no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, por três semanas. “Apesar de médica neurologista, vamos atuar no suporte clínico base dos pacientes com suspeita de covid, que afeta muito a cidade de São Gabriel da Cachoeira, e ao mesmo tempo dar um suporte de recursos humanos em uma área que já é carente desses profissionais”, contou a primeiro-tenente médica Rebeca Maciel Bizzotto, uma das profissionais a ir para o município.

A aspirante Angélica Berford Leão dos Santos é fisioterapeuta. Ela sente orgulho de participar de uma experiência dessa importância. “Pensar que você está fazendo o bem para outras pessoas é inexplicável, é a melhor sensação do mundo”, complementa.

O lote de equipamentos inclui tanto aparelhos que auxiliam no monitoramento e tratamento da covid-19, quanto materiais de proteção para atender aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Esse itens são fundamentais para reduzir o risco de infecção dos profissionais de saúde, que trabalham diretamente com pessoas portadoras do vírus.

O Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira recebeu oito ventiladores pulmonares mecânicos, sete aspiradores portáteis, sete desfibriladores, 4 mil toucas, 3 mil máscaras, 50 óculos para proteção cirúrgica, 15 oxímetros, 6.800 aventais 200 macacões tyvec53 e 300 frascos de álcool em gel de 500ml — totalizando 150 litros do produto. Para o Hospital de Guarnição de Tabatinga foram encaminhados cinco óculos de proteção cirúrgica; sete aspiradores portáteis; sete desfibriladores; 15 oxímetros; dez ventiladores pulmonares mecânicos; 3 mil aventais descartáveis; 8 mil toucas e 16 mil máscaras.

O estado do Amazonas se encontra em uma situação preocupante em relação à covid-19. No domingo, 79% dos leitos de UTI estavam ocupados. Nos leitos clínicos, a taxa de ocupação era de 56%. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o estado chegou a 20.913 casos confirmados, com um total de 1.433 mortes.

Em Tabatinga, município que fica a 1.108 quilômetros de Manaus, já são 525 pessoas com o novo coronavírus e 46 mortes confirmadas pela doença. O município de São Gabriel da Cachoeira, também conhecido como Cabeça do cachorro, o número de pessoas que testaram positivo para a doença é de 366 e 12 pessoas morreram devido ao vírus, até a última atualização. “Esses lugares são, como boa parte do Amazonas, regiões que tem carência de equipamentos e profissionais de saúde. Essa é uma região bem complexa pela logística. O acesso é por avião ou barco, que leva dias. Por terra não é viável”, explicou o capitão-tenente Fabrício Costa.

Apesar dos números alarmantes no estado, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aponta que o isolamento social, aliado ao uso das máscaras de proteção e das melhorias no sistema de saúde, pode ter salvado pelo menos 2.500 vidas no estado.

23

Etnias indígenas estão localizadas em São Gabriel da Cachoeira, município que faz fronteira com Colômbia e Venezuela