Título: Ex-diretores são soltos
Autor: Valadares, João; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 01/12/2012, Política, p. 2
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região concedeu habeas corpus ao ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, que está preso em São Paulo desde o dia 23 do mês passado. O ex-dirigente estava em uma sala especial do Batalhão de Choque de Polícia Militar, no centro da capital paulista, por ter curso superior. Ele foi detido durante a Operação Porto Seguro, desencadeada pela Polícia Federal, suspeita de tráfico de influência e corrupção. A decisão judicial também favoreceu o empresário Rubens Vieira, irmão de Paulo, que estava preso em Brasília.
A decisão do TRF foi tomada pelo desembargador Nelton dos Santos, que aceitou a defesa da ex-diretor da ANA. Ele alegou que, após ser demitido da agência, Paulo não tinha mais poder de influência no órgão. No início da semana, o advogado do ex-dirigente, Pierpaolo Bottini, encontrou com um pedido de reconsideração da prisão, mas não foi atendido na primeira instância, o que fez com que ele recorresse ao TRF.
Conforme Bottini, a decisão da Corte também será estendida a Rubens Vieira, que continuou preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e não chegou a ser transferido para o Presídio da Papuda. Segundo o advogado de ambos, eles seriam libertados ainda na noite de ontem. Além dos dois, outras quatro pessoas foram presas na Operação Porto Seguro.