Correio braziliense, n. 20817 , 21/05/2020. Cidades, p.18
Mais 5 mortes por covid-19
Walder Galvão
21/05/2020
CORONAVÍRUS » O Distrito Federal alcançou ontem as marcas de 5 mil casos e de 73 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Das vítimas mais recentes, três moravam em Ceilândia, segunda região administrativa com mais confirmações. Plano Piloto lidera o total de notificações, com 552
Desde segunda-feira, o Distrito Federal registra pelo menos cinco mortes provocadas pelo novo coronavírus por dia. Ontem, a Secretaria de Saúde contabilizou o óbito de cinco pessoas, e a quantidade de vítimas chegou a 73. Além disso, o total de diagnósticos passou dos 5 mil. Para evitar o colapso nos atendimentos, o Executivo local trabalha para ampliar os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
A maioria das mortes registradas ontem é de idosos. Todas as vítimas tinham comorbidades, ou seja, doenças que agravam os sintomas da covid-19. Três eram moradoras de Ceilândia, uma de Planaltina e outra da Asa Norte. Além disso, uma pessoa de Valparaíso (GO) faleceu em uma unidade de saúde da capital, mas o registro ficará com Goiás. As vítimas que residiam em Ceilândia tinham 55, 77 e 90 anos e morreram em unidades da rede pública de saúde do DF. Duas faleceram na terça-feira e uma ontem. Com mais de 400 casos, Ceilândia é a segunda cidade da capital com mais infectados com coronavírus. Fica atrás apenas do Plano Piloto.
A moradora de Planaltina era uma idosa de 87 anos que estava internada no Hospital Regional de Santa Maria havia 17 dias. Ela faleceu na terça-feira e tinha cardiopatia. A última vítima contabilizada no dia é um idoso de 82 anos, morador da Asa Norte. Ele estava no Hospital Brasília desde 3 de maio e morreu no sábado.
A moradora de Valparaíso estava internada havia uma semana no Hospital Regional de Santa Maria. Ela tinha hipertensão e obesidade. Ontem, o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou que 10% dos pacientes com a covid-19 vieram de outras unidades da Federação. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, a rede pública da capital atendeu 546 moradores de fora do DF.
Boletim mais recente da Secretaria de Saúde mostra que a capital tem 5.271 confirmações de covid-19. Com 552 diagnósticos, o Plano Piloto segue na liderança do ranking das regiões administrativas com mais registros da doença. Em seguida, aparecem Ceilândia, com 408 notificações, e Águas Claras, com 309. A maioria dos pacientes (1.533) tem entre 30 e 39 anos. Com 1.202 casos, o segundo grupo etário com mais diagnosticados têm entre 40 e 49 anos. A menor incidência da doença está entre crianças e adolescentes de até 19 anos, que somam 236 notificações. Além disso, há 710 infectados com mais de 60 anos, considerados do grupo de risco.
Leitos
A Secretaria de Saúde divulgou ontem que ampliou a quantidade de UTIs na rede pública. Mais 20 leitos foram inaugurados no Hospital de Base do DF, aumentando a capacidade para 252. Além disso, a pasta informou que, em maio, 70 quartos foram inaugurados nos hospitais da Asa Norte, de Santa Maria, de Base e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.
A capital tem 320 pacientes hospitalizados com a covid-19. Desses, 142 estão em UTI, ocupando 56% dos leitos disponíveis para o combate ao coronavírus. Além disso, há 178 pessoas em enfermarias. Segundo a Secretaria de Saúde, 92 casos são considerados graves.