Título: Parcerias entre Brasília e EUA
Autor: Paganini, Arthur
Fonte: Correio Braziliense, 01/12/2012, Cidades, p. 30

Comitiva de empresários e autoridades norte-americanas visita a capital brasileira de olho em possíveis investimentos»

Um grupo de empresários dos Estados Unidos, liderado por uma comitiva do governo do presidente Barack Obama, esteve em Brasília durante a semana e deixou no GDF uma boa impressão sobre a possibilidade de alavancar o intercâmbio de negócios entre a capital brasileira e os EUA. Projetos em inclusão social e em segurança para grandes eventos também foram apontados como centrais para firmar parcerias. Como o Correio mostrou na edição de ontem, a comitiva visitou o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e se encantou com o andamento das obras. De olho nos negócios que podem surgir a partir dos grandes eventos esportivos marcados para 2013 (Copa das Confederações) e 2014 (Copa do Mundo), os norte-americanos manifestaram interesse em investir nos ramos de entretenimento, indústria de serviços e tecnologia.

A comitiva veio ao Brasil para prospectar relações intergovernamentais e na área empresarial. O grupo chegou à cidade na noite da última quarta-feira e, na quinta pela manhã, se reuniu com representantes do governo federal a fim de sondar as possibilidades de negócios no país. À tarde, os norte-americanos conheceram o estádio e também participaram de uma palestra sobre os principais projetos do GDF, entre eles o Parque Tecnológico Capital Digital e a Cidade Aeroportuária, a ser erguida em Planaltina. Antes de partir em um voo Brasília/Miami, ontem pela manhã, a chefe da delegação, a representante especial para Assuntos Intergovernamentais Globais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Reta Jo Lewis, falou ao Correio.

“A meta estabelecida pelo governo dos Estados Unidos é de formar parcerias e trocar experiências com as prefeituras e Executivos estaduais, especialmente nas cidades sedes dos grande eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os jogos Olímpicos, ambos já organizados nos EUA”, afirmou. Segundo o chefe da assessoria internacional do GDF, Odilon Frazão, a comitiva ficou especialmente interessada nas oportunidades de investimento no Parque Tecnológico e no Estádio Nacional. “Está sendo avaliada a possibilidade de fazermos uma grande licitação internacional para repassarmos a administração da arena a algum grande grupo com experiência em gestão de entretenimento.Queremos grandes eventos sendo realizados toda semana em Brasília”, disse.

Relações estreitas

Há dois anos, antes ainda das eleições de 2010, Reta Jo Lewis e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, conheceram os projetos de governo do então candidato Agnelo Queiroz. Segundo Frazão, de lá para cá, as relações se estreitaram. “Reta ficou tão emocionada em ver como temos tornado realidade os projetos de campanha que convidou o governador para ir a Washington conhecer a equipe da Casa Branca responsável pelas relações com o Brasil e isso significa muito para qualquer um”, opinou Frazão.

Reta acumula também a tarefa de cuidar das articulações entre o governo e os fundos internacionais integrados pelos Estados Unidos. Segundo ela, projetos na área de sustentabilidade — tema em franca expansão mundial — têm sido patrocinados de maneira especial pelo governo norte-americano e pelos fundos de investimento. “Vimos que há grandes similaridades de interesses capazes de permitir trabalharmos juntos. Estamos interessados em apoiar iniciativas centradas na melhoria da eficiência da gestão pública e na sustentabilidade das cidades”, apontou.

O diretor do Departamento de Segurança Diplomática da Casa Branca, Paul W. Kennedy, também desembarcou na cidade. Além de cuidar da proteção de integrantes do governo, Kennedy é responsável por fiscalizar e organizar grandes eventos esportivos naquele país. Caso a seleção de futebol dos Estados Unidos se classifique para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014, será ele quem cuidará da segurança dos diplomatas e dos cidadãos norte-americanos em solo brasileiro.

Outro destaque da comitiva foi a presença do presidente do time de futebol americano Arizona Cardinals, Michael Bidwill. A Liga Americana de Futebol (NFL) realiza jogos em outros países e, como o Correio antecipou na edição de ontem, há a possibilidade de o Mané Garrincha receber algumas edições da competição. Briant Biggs, primo do cantor de rap Jay-Z, também integrou a comitiva. Empresário do entretenimento, Biggs representa os interesses das cantoras Shakira e Rihanna.