Valor econômico, v.20, n.4986, 23/04/2020. Política, p. A12

 

Ibaneis discute reabertura de escolas com Bolsonaro

Andrea Jubé 

Fabio Murakawa

Matheus Schuch 

Rafael Bitencourt 

23/04/2020

 

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve ontem com o presidente Jair Bolsonaro para discutir medidas de segurança para reabrir as escolas. O desejo do presidente seria que ele autorizasse a reabertura das escolas cívico-militares na segunda-feira. Ibaneis não confirmou se acatará a sugestão de Bolsonaro para reabrir as escolas no dia 27, mas adiantou que estuda adquirir máscaras para todos os alunos e profissionais da educação.

O governador disse que o mais apropriado seria começar a retomada das aulas pelas escolas de ensino médio. Ele ponderou que em outros países, a reabertura pelas idades mais avançadas tem se mostrado mais efetiva, porque estão mais maduros para higienização e uso de máscaras.

Ibaneis ressaltou a autonomia dos Estados para decidir sobre a reabertura do comércio, e sem mencionar os atos de domingo que pediram intervenção militar, afirmou que o momento político pede "união de todos e respeito às instituições".

O emedebista tem buscado aproximar-se de Bolsonaro. No domingo, foi um dos sete governadores a não endossar a carta assinada por 20 gestores estaduais de desagravo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos alvos dos protestos. Na segunda-feira, foi chamado para reunião no Planalto com Bolsonaro, quando discutiram a retomada das aulas. Ontem foi convidado a participar da coletiva sobre o coronavírus no palácio.

Ibaneis também alertou que é "maior a responsabilidade dos Estados e municípios" sobre a reabertura do comércio. Ele autorizou a reabertura de todas lojas no DF a partir de 3 de maio. No momento, além dos serviços essenciais, ele já havia permitido o funcionamento do comércio de móveis e eletrodomésticos.

O governador argumentou que cada Estado tem a sua própria realidade e lembrou que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a autonomia dos Estados para decidir sobre as medidas de isolamento social.

"Reabertura no DF vai ser diferente da reabertura no Rio Grande do Sul", comparou. "Aqui [no Distrito Federal] as pessoas vêm trabalhar no centro e voltam para suas cidades, os modelos têm que ser aplicados de acordo com situações em cada cidade e Estado", completou. Até ontem, havia 961 casos de covid-19 confirmados no DF e 25 óbitos.