Título: Dominguinhos segue internado
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 22/12/2012, Brasil, p. 11

Quadro do sanfoneiro, que se recupera de pneumonia, é considerado grave, porém estável

O estado de saúde do cantor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, 71 anos, continuava grave até o início da noite de ontem. De acordo com informações do Hospital Santa Joana, no centro do Recife, o músico permanecia sob cuidado intensivo, sedado e respirava com a ajuda de aparelhos. O quadro clínico, segundo boletim médico divulgado na tarde de ontem, é bastante semelhante ao apresentado na quinta-feira, porém, estabilizado. "O paciente não apresentou intercorrências e encontra-se com quadro mais estável", diz trecho da nota.

Dominguinhos foi internado na segunda-feira, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Coronária do hospital com quadro de pneumonia e arritmia cardíaca. Ele deu entrada na instituição por causa de uma gripe, que se agravou para uma pneumonia em decorrência dos problemas pulmonares do sanfoneiro. Há seis anos, ele foi diagnosticado com câncer nos pulmões, mas vem respondendo bem ao tratamento e o estado clínico tem se mantido estável. No início do ano passado, o cantor teve um princípio de enfarte, em São Paulo.

Mesmo gripado, os shows do cantor estavam sendo realizados normalmente. A próxima apresentação está prevista para ocorrer em Brasília, no dia 31, para os festejos de fim de ano, na Esplanada dos Ministérios. No entanto, a agenda deve ser cancelada caso o músico não se recupere até a próxima semana. O sanfoneiro começou a carreira artística aos 9 anos, desde cedo incentivado por Luiz Gonzaga, de quem é considerado o sucessor. Instrumentista, cantor e compositor, José Domingos de Morais é considerado um dos sanfoneiros mais influentes do país.