Correio braziliense, n. 20824 , 28/05/2020. Política, p.9

 

Vazamento será investigado

Ingrid Soares

Sarah Teófilo

28/05/2020

 

 

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pediu ontem ao Ministério Público Federal (MPF) que apure o suposto vazamento de informações relacionadas à Operação Placebo, da Polícia Federal, no Rio de Janeiro. A ação, deflagrada na última terça-feira, teve entre os alvos o governador Wilson Witzel (PSC).

Segundo Gonçalves, caso seja confirmado que detalhes tenham sido passados antecipadamente, o responsável será acionado criminalmente. A suspeita é por causa da entrevista da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), concedida um dia antes para a Rádio Gaúcha, quando adiantou que haveria uma série de operações da PF sobre fraudes relativas a recursos destinados a combater o novo coronavírus.

Segundo a parlamentar, “a gente já teve algumas operações da Polícia Federal que estavam ali na agulha para sair, mas não saíam”. E complementou na entrevista: “E a gente deve ter nos próximos meses o que a gente vai chamar, talvez, de ‘Covidão’, não sei qual vai ser o nome que eles vão dar, mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal”. Depois de a operação ter sido iniciada, ela negou que soubesse de algo, apesar de ter comemorado publicamente.

Ação na PGR

Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu, também ontem, um pedido do PSol para investigar a deputada e outros membros do governo federal pelo suposto vazamento ilegal de informações de operações sigilosas da PF. O pedido de investigação foi protocolado pelo deputado Ivan Valente (PSol-SP) e direcionado ao gabinete do procurador-geral Augusto Aras, que agora vai avaliar se a representação terá prosseguimento.

Segundo o documento protocolado, a declaração de Carla foi dada num contexto de “conflito aberto” entre o presidente da República e governadores, especialmente os do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Restou evidente que a parlamentar está tendo acesso indevido a informações sigilosas sobre operações da Polícia Federal e as está utilizando para a disputa política travada pelo Presidente da República contra seus adversários”, diz trecho do documento entregue à PGR.

Na representação, o PSol pede ainda que Procuradoria investigue a violação do sigilo de processos judiciais por parte de outros membros do governo próximos de Bolsonaro. Na avaliação do partido, esses vazamentos serviriam para atender aos interesses políticos do presidente.