Título: Mudanças no 1º escalão
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 21/12/2012, Cidades, p. 26

O Secretário de Transparência, Carlos Higino, deixará o Governo do Distrito Federal. A partir do ano que vem, ele vai assumir o cargo de secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU). Vai ocupar o posto hoje exercido por Luiz Augusto Navarro. Agnelo Queiroz ainda não decidiu quem será o substituto do atual secretário de Transparência.

Ao longo dos dois primeiros anos de governo, Carlos Higino foi considerado um dos integrantes mais atuantes do governo. Deu visibilidade a ações do Governo do DF, por exemplo, ao aprovar perante a Câmara Legislativa emenda à Lei Orgânica estabelecendo ficha limpa para os cargos em comissão. Outras medidas, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência do D,F foram consideradas avanços.

Desgaste

Quem também deixou o governo foi o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Araújo. Ele acabou exonerado do cargo em função de um desgaste com o governador Agnelo. O distrital, que agora volta ao seu mandato na Câmara, capitaneou um movimento para a elaboração de uma chapa alternativa àquela apoiada por Agnelo para a presidência da Casa.

O candidato da preferência do governador, Wasny de Roure (PT), acabou sendo eleito e a relação com Cristiano azedou. Nas redes sociais, o distrital reclamou, disse que ele e o PTB foram punidos com a exoneração do cargo de secretário porque defenderam revezamento de partido no comando do Legislativo. Agnelo preferiu não polemizar. Disse que fez um ajuste de gestão.