Correio braziliense, n. 20827 , 31/05/2020. Cidades, p.17

 

Ibaneis autoriza reabrir parques e igrejas

Juliana Andrade

Thais Umbelino

31/05/2020

 

 

CORONAVÍRUS » Decreto, publicado ontem, estabelece que as atividades devem seguir recomendações sanitárias específicas, além do uso obrigatório de máscaras e do distanciamento social. Funcionamento de templos será restrito a 25% da capacidade e a pessoas com menos de 60 anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) publicou, ontem, decreto que autoriza a reabertura de parques e templos religiosos do Distrito Federal. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF e as medidas entram em vigor na quarta-feira. “Nós estamos abrindo algumas atividades há mais de 60 dias e elas não impactaram na saúde da coletividade”, informou Ibaneis, após receber alta do hospital, ontem (leia Recuperação). De acordo com o decreto, as atividades devem seguir recomendações sanitárias específicas, além do uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

O funcionamento dos parques (leia Parques liberados) será restrito e fiscalizado pela Secretaria de Esportes, pelo Instituto Brasília Ambiental e pelas respectivas administrações dos parques. “Elas (as pistas) serão liberadas somente para as pessoas andarem ou pedalarem”, informou o governador. O funcionamento será entre 6h e 21h. Ficam proibidos qualquer tipo de comércio no local, o uso de equipamentos de musculação e de áreas coletivas, além de banheiros e bebedouros. No Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, haverá circulação de veículos apenas para deslocamento para os estacionamentos 4 e 5, devendo-se converter as vias internas em pistas para pedestres e ciclistas, com regulação do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). “Temos que fazer toda a preparação, como comprar equipamentos para fazer o isolamento dentro dos parques, preparar a fiscalização para que não haja violação e preparar as pessoas”, aponta Ibaneis.

Antes da quarentena, o atleta Vinicius Angelini, 26 anos, costumava frequentar os parques diariamente. Com o fechamento dos espaços, precisou procurar outras opções. Para ele, a reabertura é positiva, porém é preciso ficar atento aos cuidados. “É muito válido abrir os parques, até mesmo pela sanidade mental, não só física. Ficar trancado dentro de casa é massante para qualquer pessoa. Como atleta, a gente está tendo que se reinventar para continuar exercendo nossa profissão da forma mais segura possível”, diz. Ele afirma que pretende retornar a frequentar os parques. “Vou voltar, mas tomando os devidos cuidados. A gente não pode negligenciar também. Se tivermos senso comum, conseguimos frequentar esse lugares sem colocarmo-nos em risco”, completa.

A bióloga Camille Peter, 28, concorda com a abertura dos parques. Para ela, desde que as pessoas respeitem o distanciamento social, não há problema em frequentar esses espaços. “No fim de semana, a Praça do Cruzeiro fica cheia de gente que vai lá ver o pôr do sol. Isso é até bom para o nosso psicológico”, avalia. Já a empresária Jessica Andressa de Moraes, 25, acha a medida perigosa. “A gente não tem maturidade para sair em um lugar cheio de gente. Tem que ter alguma política de controle, não pode simplesmente liberar”, opina.

Eixão e academias

A expectativa é de que, até a próxima semana, o Eixão do Lazer também volte com a programação normal de domingo, das 6h às 18h, anunciou o governador. “Quero ver se, para o Eixão não acumular, também no final de semana, a gente feche a W3 para ter dois pontos de encontro. Então, a gente poderia ter a W3 Sul fechada, juntamente com o Eixão, evitando aglomerações”, pondera Ibaneis.

Os espaços ao ar livre serão as principais alternativas para as pessoas se exercitarem, pois a reabertura das academias segue em análise e sem previsão de data, devido à dificuldade na fiscalização dos estabelecimentos. “Você tem que saber qual a condição de sanidade que se tem dentro das academias. Uma coisa é você cuidar das academias de grande porte, que têm condições de fazer um processo de higienização maior, de contratar mais funcionários. Nós temos academias que são de pequeno porte, que atendem à população de baixa renda, e que nós sabemos que não têm essas condições”, explica o governador. “Eu tenho que abrir academia no momento em que tiver segurança para todos”, acrescenta.

Templos religiosos

O retorno do funcionamento de templos religiosos foi limitado a espaços que comportem mais de 200 pessoas, que poderão abrir com 25% da capacidade total de público. “A gente coloca um número mínimo, com distanciamento de 1,5 m e uma fileira de bancos para cada um”, explica. Neste primeiro momento, o governador apontou que não há possibilidade de abrir igrejas pequenas devido a questões sanitárias. “Espero que haja compreensão de todos os líderes religiosos, e com o passar do tempo vamos diminuindo esse percentual, até que a gente tenha a normalidade”, explica.

Os estabelecimentos deverão disponibilizar, na entrada, álcool em gel 70% para higienização de mãos e calçados, e demarcar os lugares dos fiéis. Outra medida de segurança será a medição da temperatura ao entrar, além de protocolos sanitários de limpeza do local. Idosos com idade superior a 60 anos, crianças com idade inferior a 12 anos e pessoas do grupo de risco não poderão entrar. A realização de cultos, missas e rituais também estão permitidas em estacionamentos, desde que as pessoas permaneçam dentro dos veículos, com distância mínima de dois metros entre cada.

A Arquidiocese de Brasília recebeu com satisfação a notícia. De acordo com o coordenador, padre João Firmino, a medida traz esperança para o coração dos fiéis e é um desafio para a comunidade católica. “Vamos fazer as pessoas se acostumarem com as novas medidas, e administrar as paróquias. Sabemos que algumas (igrejas) não vão conseguir retornar de imediato, mas será feito todo um trabalho para todos se adaptarem a essa nova realidade”, comenta. Apesar da restrição da capacidade, Josimar Francisco  da Silva, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos, também comemorou a medida. “Ficamos felizes com o decreto, mas lamentamos que muitas unidades tenham ficado de fora. Esperamos que, aos poucos, o governador ajuste a medida”, torce.

O retorno das atividades acontecerá de forma gradativa. “Nós estamos analisando, a cada ciclo de 14 dias, o que pode ser reaberto”, informa Ibaneis. Apesar do novo recorde de mortes (10 óbitos em 24 horas), registrado na sexta-feira, o chefe do Executivo informou que vai manter o cronograma de atividades de reabertura. "Nós temos que avaliar isso não pela quantidade, mas em termos percentuais. Pela curva que nós temos desde o início, em termos percentuais, o DF está abaixo. Se a conscientização for feita, nós temos todas as condições de manter a reabertura do comércio, das atividades, de forma gradual, como estamos fazendo, até chegar lá no mês de julho, quando se atingir o pico, com toda a tranquilidade, voltando tudo ao normal, e no mês de agosto retornando às aulas", disse.

Ibaneis também tranquilizou em relação à infraestrutura de saúde da capital “Esta semana, nós devemos ganhar mais 50 leitos de UTI. A população do DF pode ficar tranquila, porque nós temos condições de atender a todos”. Segundo o governador, a previsão é de que o hospital de campanha da Papuda seja entregue em 10 de junho.

Parques liberados

 1. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

2. Parque Ecológico do Paranoá

3. Parque Recreativo do Gama (Prainha)

4. Parque Ecológico do Gama

5. Parque Ecológico Sucupira (Planaltina)

6. Parque Ecológico do Lago Norte

7. Parque Ecológico da Asa Sul

8. Parque Ecológico Olhos D’água

9. Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará)

10. Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)

11. Parque Ecológico de Águas Claras

12. Parque Ecológico do Riacho Fundo

13. Parque Ecológico do Areal (Arniqueiras)

14. Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)

15. Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)

16. Parque Ecológico 3 Meninas (Samambaia)

17. Parque Ecológico do Tororó

18. Parque Ecológico das Copaíbas (Lago Sul)