O globo, n. 31675, 27/05/2020. País, p. 5

 

Acusaçao de fake news nas redes

Andre de Souza

27/05/2020

 

 

Moro diz que e alvo de ataques e faz parodia de slogan

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro postou na tarde de ontem em uma rede social que tem sido alvo do que chamou de "uma campanha de fake news" e que não se preocupa com esse tipo de reação, porque já passou pela mesma situação durante e após o período em que foi o juiz federal responsável pela Operação Lava-Jato. Moro concluiu a mensagem publicada no Twitter com uma paródia do slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro, substituindo "Brasil" por 'Verdade" e "Deus"por "Fazer a coisa certa: expressão que já havia usado no pronunciamento em que anunciou sua saída do governo, na última sexta-feira.
"Tenho visto uma campanha de fake News nas redes sociais e em grupos de WhatsApp para me desqualificar.

Não me preocupo; já passei por isso durante e depois da Lava Jato. Verdade acima de tudo. Fazer a coisa certa acima de todos", escreveu o ex-ministro aos seus quase três milhões de seguidores no Twitter. Moro deixou de seguir o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Antes da postagem do ex-ministro, Bolsonaro re-bateu as acusações feitas por Moro de que tenha interferido na Polícia Federal. Também ontem, a advogada Rosangela Wolff Moro, mulher de Moro, usou sua conta no Instagram para defender o marido e reclamar das "ofensas e in-verdades"que eles poderão sofrer. Segundo Rosangela, Moro fez a única coisa que era "eticamente aceitável" ao deixar o cargo. Na mensagem, Rosangela não cita o nome de Bolsonaro.

"Viveremos tempos difíceis, certamente, com a propagação de ofensas e in-verdades, sejam por parte de robôs ou de pessoas que discordam dos nossos valores. Mas sigo confiante de que fazer a coisa certa é sempre o caminho necessário. Eu não poderia esperar outra atitude do meu marido; deixar o governo era a única eticamente aceitável", escreveu Rosângela.A mulher do ex-ministro ainda lamentou que, em meio à pandemia de Covid-19, "o foco tenha sido desvirtuado". Ela afirmou ainda que a Lava-Jato "é uma conquista da sociedade brasileira". Rosangela finalizou a mensagem agradecendo a amigos e pedindo que as pessoas usem máscaras para se proteger do novo coronavírus.