O globo, n. 31676, 28/04/2020. Esportes, p. 23

 

Bolsonaro diz que governo busca viabilizar volta do futebol

Leandro Prazeres

Matheus Schuch

28/04/2020

 

 

‘É só você não deixar tanta gente no vestiário’, disse o presidente

O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo busca viabilizar um parecer do Ministério da Saúde para liberar, com uma série de regras, o retorno de torneios oficiais de futebol. Em conversa com jornalistas ontem na chegada ao Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro disse que foi contatado por pessoas do futebol favoráveis à retomada:

— Fui procurado por algumas autoridades do futebol, está sendo trabalhado neste sentido (de liberação gradual). Conversei com um técnico de futebol neste final de semana, lá no Rio Grande do Sul, que foi favorável primeiramente a não ter (jogos), porque a contaminação acontece no vestiário, e agora é favorável (ao retorno) — disse o presidente, sem revelar o nome do técnico.

— É só você não deixar tanta gente no vestiário.

A ideia, segundo o presidente, é liberar a realização de treinos e, num primeiro momento, jogos com portões fechados. Ele argumentou que a destruição de empregos e redução de salários poderão trazer efeito mais danoso que o coronavírus:

— Flamengo e Palmeiras têm folhas próximas de R$ 15 milhões, times de segunda divisão, uma parte vai ser extinta, pelo que me consta já estão fazendo acordos para jogador ganhar 60%, 50%, 40% do que ganham. Não tem receita, bilheteria, não tem televisão.

Segundo o presidente, o assunto está sendo discutido com o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e pode ter um avanço em breve.

A possibilidade do retorno das competições chanceladas pela CBF também foi mencionado pelo ministro da Saúde, Nelson Teich. Segundo ele, a CBF fez um pedido para que o governo avalie a possibilidade de retorno das partidas. Teich afirmou que o governo ainda estuda o pleito, mas não tomou uma decisão sobre o assunto:

— Dentro de discussões que existem hoje, existem pedidos pra gente avaliar o retorno dos jogos da CBF sem público. É uma coisa que a gente está avaliando, não está definido. Mas são algumas iniciativas que, de alguma forma, poderiam trazer uma rotina um pouco melhor para o dia das pessoas. Porque o enclausuramento tem um impacto muito negativo no bem-estar. Todas aquelas coisas que a gente puder fazer com segurança para tornar o dia a dia das pessoas melhor, a gente vai avaliar — afirmou o ministro da Saúde.

Hoje, os clubes terão uma videoconferência com a CBF. Oficialmente, as férias dos jogadores acabam na sexta-feira.