Valor econômico, v.21, n.5012, 01/06/2020. Política, p. A8

 

Plataforma indica supostas contas falsas

01/06/2020

 

 

Uma plataforma americana de monitoramento de contas falsas no Twitter, chamada "Bot Sentinel", vem fazendo sucesso no Brasil. Na semana passada, em meio à crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF), a ferramenta identificou que centenas de contas supostamente falsas estavam tuitando críticas à Corte.

Entre as hashtags mais compartilhadas por contas apontadas como inautênticas estavam #STFVERGONHANACIONAL e #DECLARODESTITUIDOSTF, ambas também difundidas por apoiadores do governo.

Outra campanha que entrou no radar do "Bot Sentinel" foi a que pede a libertação de Jurandir Pereira Alencar e Antonio Carlos Bronzeri, presos no dia 16 de maio por descumprir medidas restritivas do isolamento social em meio à pandemia. Os dois já haviam sido detidos por participarem de uma manifestação em frente à casa do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das "fake news".

Basicamente, o "Bot Sentinel" usa inteligência artificial para classificar contas suspeitas no Twitter e monitorar o que elas estão compartilhando. Em entrevista ao Valor, o criador da ferramenta, Christopher Bouzy, diz que as hashtags e contas brasileiras começaram a aparecer na plataforma há aproximadamente dois meses.

No dia 27 de abril, Bouzy afirmou em seu perfil que, pela primeira, uma hashtag fora dos Estados Unidos havia chegado ao topo da lista monitorada pelo perfil. Na época, o alvo das postagens foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também desafeto do governo Bolsonaro.

Segundo ele, na semana passada, após a operação da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de empresários e blogueiros bolsonaristas, foi possível perceber um aumento de contas brasileiras excluídas pelo Twitter.

Bouzy conta que até a ferramenta começar a identificar o fenômeno no Brasil, ele não conhecia muito bem a realidade política do país. "Comecei a ler notícias brasileiras e a seguir jornalistas brasileiros para entender melhor a situação no Brasil, e o que estou aprendendo é bastante perturbador", disse.

Segundo ele, "há um grande número de contas inautênticas brasileiras manipulando as conversas nas mídias sociais".

Para o pai do "Bot Sentinel", "existem muitas semelhanças entre o que está acontecendo no Brasil e aqui nos Estados Unidos", comandado por Donald Trump. "Ambos os países têm líderes que negam fatos e mentem para o povo, e então contas falsas, comandadas por robôs, espalham essas mentiras e propaganda nas redes sociais", disse.

Ele afirma ainda que não tinha ideia de que o projeto "se tornaria tão popular no Brasil". "O apoio positivo que recebemos dos brasileiros foi esmagador. Recebi dezenas de e-mails de brasileiros nos agradecendo pelo trabalho que fazemos", disse.

Segundo Bouzy, com o crescimento da disseminação da plataforma no Brasil, eles estão discutindo como adaptá-la para ser mais amigável aos usuários brasileiros, já que hoje o projeto é todo em inglês.

Procurado, o Twitter não confirmou o aumento da exclusão de contas na semana passada e apontou que ferramentas como o "Bot Sentinel" têm falhas e tentam "adivinhar se contas são ou não robôs". A plataforma também diz não ter uma estimativa de quantas contas falsas estejam ativas na rede social, porque quando identifica alguma "automação indevida", que viola as regras da rede, medidas são imediatamente adotadas.