O Estado de São Paulo, n.46212, 26/04/2020. Política, p.A8

 

Deputada pressiona Moro sobre Maia

Vera Magalhães

26/04/2020

 

 

Parlamentar questiona ministro se investigação contra presidente da Câmara era de responsabilidade da PF, segundo conversa vazada

Trechos de conversas vazados pela deputada Carla Zambeli (SP) à rede de TV CNN mostram que aliados do presidente Jair Bolsonaro pressionaram o então ministro da Justiça e da Segurança Pública Sérgio Moro para que a Polícia Federal (PF) atingisse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A falta de um indiciamento do deputado era uma das razões de descontentamento de Bolsonaro com Moro e com o ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, segundo confirmaram ao site BR Político, do Grupo Estado, fontes ligadas à instituição.

Na mensagem que a própria deputada vazou, sem se dar conta de que estava revelando mais um flanco de pressão política sobre a PF, Carla Zambelli questiona Moro se a investigação sobre Maia era de responsabilidade da PF. Na sequência, Moro responde que sim, mas que o inquérito corre junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-ministro encaminha, então, o link de uma reportagem mostrando que num dos casos a PF chegou a apontar indícios de crimes contra Maia, mas que a então procuradora-geral da República Raquel Dodge arquivou. “Há outras investigações em curso”, limitou-se a responder o ex-ministro.

A insatisfação com o que considerava tratamento pouco contundente em relação a Maia era manifestada por Bolsonaro e pelo seu entorno, na família e no Congresso Nacional.

Caso seja chamado a depor sobre denúncias de pressão política de Bolsonaro sobre a PF, Moro pode ser instado a falar também sobre esses episódios.

Decepção. Também ontem, Carla Zambelli publicou uma carta aberta a Moro em sua página na internet. Ela diz ter ficado decepcionada e magoada com o ex-juiz da Lava Jato e questiona se ele calculou as respostas que lhe deu quando conversaram pelo Whatsapp com o objetivo de expô-la futuramente. Anteontem, reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou troca de mensagens entre a deputada e Moro. O conteúdo das conversas foi confirmado foi confirmado pelo Estado.

“Fica o questionamento para um homem ao qual eu e meu marido tínhamos o maior respeito e admiração, tanto que foi nosso padrinho de casamento: ‘ex-ministro, a resposta que o sr. deu e o print foram friamente calculados para me expor depois?’”, escreveu a deputada em sua carta aberta.

Recado

“Fica o questionamento para um homem ao qual eu e meu marido tínhamos o maior respeito e admiração, tanto que foi nosso padrinho de casamento: ‘ex-ministro, a resposta que o sr. deu e o print foram friamente calculados para me expor depois?’”

Carla Zambelli (PSL-SP)

DEPUTADA FEDERAL