Título: Wasny promete transparência
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 02/01/2013, Cidades, p. 20

Petista assume a Câmara garantindo dar publicidade a todos os atos da Casa. Governador encaminhou mensagem em que pede empenho dos distritais para a votação de projetos voltados para a preservação e o ordenamento do DF

Numa cerimônia com muitas referências a Deus, no primeiro dia do ano, o deputado Wasny de Roure (PT) assumiu ontem a presidência da Câmara Legislativa para o biênio 2013-2014. Estará à frente da Casa no período de campanha eleitoral com a força de barrar ou impulsionar projetos de interesse do Executivo. Em seu discurso, o petista que se elegeu com o apoio do governador Agnelo Queiroz (PT) declarou ser um aliado, mas se comprometeu com a independência dos Poderes. Prometeu publicidade de todos os atos públicos, transparência na condução dos trabalhos e aproximação dos deputados com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Poder Judiciário.

A cerimônia foi aberta, às 10h, com uma apresentação do Hino Nacional executado pela banda do Corpo de Bombeiros do DF. Em seguida, o pastor Adail Carvalho Sandoval, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, fez uma oração e presenteou a Mesa Diretora com um exemplar da Bíblia. "Ficará no plenário para ser manuseada por todos que quiserem", justificou. Entre as autoridades na sessão, muitos pastores convidados pelos deputados distritais, especialmente pelo novo presidente, que é evangélico e frequenta a Igreja Batista do Lago Norte. Um dos presentes na solenidade chegou a gritar para o deputado que comandou, como presidente até então, a transmissão dos cargos: "Patrício, chama um padre!".

O vice-governador Tadeu Filippelli, no exercício da governadoria, acompanhou a posse representando o Executivo. Em viagem, o governador Agnelo Queiroz (PT) enviou uma mensagem em que agradeceu o empenho dos distritais em votações consideradas importantes no último biênio, como o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) e a autorização do Legislativo para captação de empréstimos que serão aplicados em obras. No texto, Agnelo apontou como desafio do próximo período a votação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que vão nortear os processos de regularização fundiária do DF nos próximos anos.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo é um detalhamento de cada rua e bairro, com autorização para mudanças de gabarito e de expansão de edificações. O PPCUB vai estabelecer normas para manutenção do Plano Piloto, especialmente na área tombada, projeto que já começou a ser debatido pelos deputados distritais. A matéria vinha sendo relatada por Wasny de Roure, ex-líder do governo na Casa, e agora deverá ser redistribuída.

Cargos Wasny tomou posse ao lado do deputado Agaciel Maia (PTC), novo vice-presidente da Câmara, que terá como atribuição gerenciar o setor de informática e o Fundo de Assistência à Saúde dos deputados distritais e servidores da Câmara Legislativa (Funcal). O distrital que está em primeiro mandato presidiu nos últimos dois anos a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e conquistou aliados. Era cotado para a presidência. Experiência não lhe falta. Agaciel foi funcionário no Senado durante 35 anos e deixou a carreira depois de escândalos que abalaram dois presidentes da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). Deixou a diretoria-geral da Casa em 2009 depois de 15 anos no cargo em decorrência da repercussão dos atos secretos do Senado.

Eliana Pedrosa (PSD), Professor Israel Batista (PEN) e Aylton Gomes (PR) assumiram, respectivamente, a primeira, segunda e terceira secretarias. A deputada esteve na Casa apenas para assinar o termo de posse e não participou da cerimônia. Segundo Wasny, Eliana Pedrosa se recupera de uma pneumonia. Ela é a única representante da oposição na Mesa Diretora.

Além de distritais e de Filippelli, a procuradora-geral de Justiça do DF, Eunice Amorim Carvalhido, acompanhou a sessão. Também havia vários integrantes da equipe de Agnelo, como os secretários de Segurança, Sandro Avelar, de Cultura, Hamilton Pereira, e de Publicidade, Abimael Nunes, que integra a mesma corrente de Wasny no PT, a Avança PT. No discurso de despedida do cargo, Patrício fez um balanço de sua gestão. Apontou como uma das medidas positivas a aprovação da lei que extinguiu o 14º e o 15º salários e o projeto que ficou conhecido como Ficha Limpa, que veda a nomeação de servidores condenados por órgão colegiado da Justiça.

Depois de dois anos como vice-presidente e outros dois como presidente, Patrício deixou a Mesa Diretora da Câmara Legislativa. O petista tentou aprovar a emenda da reeleição que permitiria a sua recondução para novo mandato à frente da Casa. Sem sucesso, ele foi vencido. Há uma expectativa de que ele assuma um cargo no Executivo.

Posse na OAB-DF

A nova diretoria da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) tomou posse na tarde de ontem, na sede da instituição. O governador em exercício, Tadeu Filippelli, e o ex-presidente da Ordem, Francisco Caputo, participaram da solenidade, assim como diversas outras autoridades, familiares e advogados, que lotaram o auditório. Emocionado, o novo presidente, Ibaneis Rocha, agradeceu aos apoiadores e pediu empenho da equipe que ficará no comando da OAB-DF até 2015. "Essa diretoria assume com o olhar para o futuro", comprometeu-se, durante o discurso de posse. Ibaneis é o primeiro brasiliense a encabeçar a instituição do Distrito Federal. Ele venceu as eleições realizadas em novembro com a chapa "Eu quero mais ordem". O segundo mais votado foi seu antecessor, Francisco Caputo.

Quem é quem

Wasny de Roure (PT) presidente Representa o Legislativo. É o responsável pela pauta e pela publicidade.

Agaciel Maia (PTC) vice-presidente Responsável pelo Fascal (Fundo de Assistência à Saúde dos deputados distritais e dos servidores da Câmara Legislativa) e pelo setor de informática.

Eliana Pedrosa (PSD) primeira-secretária Tem como atribuição o setor de recursos humanos.

Israel Batista (PEN) segundo-secretário Responsável pelas licitações e contratos.

Aylton Gomes (PR) terceiro-secretário Condução do processo legislativo.