Correio braziliense, n. 20833 , 06/06/2020. Política, p.10

 

Bolsonaro pede rejeição de provas

Renato Souza

06/06/2020

 

 

Em petição enviada, ontem, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defesa do presidente Jair Bolsonaro pede que provas e informações levantadas pelo inquérito que apura fake news e ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF) não sejam incluídas em ações que investigam supostas irregularidades na chapa vencedora das eleições de 2018. A Corte eleitoral vai avaliar um pedido do PT para que ocorra intercâmbio de informações entre as investigações que miram o chefe do Executivo.

O TSE avalia se a chapa Bolsonaro-Mourão utilizou disparos em massa de mensagens nas redes sociais para impulsionar a campanha. Se for comprovado que isso ocorreu, ficará configurada a prática de crime eleitoral, o que pode resultar na cassação da chapa e destituição dos eleitos. Os advogados do presidente alegam que não há correlação com os fatos investigados nas duas cortes e, por isso, inexiste fundamento no compartilhamento dos autos.

O documento apresentado pelos defensores de Bolsonaro diz que não ocorreram irregularidades e que as ações são resultado do "inconformismo pela derrota no pleito eleitoral de 2018, o que demonstram os reiterados enxertos de conteúdo notadamente irrelevante e desconexo com o que é aqui discutido".

Bolsonaro e Mourão responderam ao TSE por determinação do ministro Og Fernandes, relator das ações de investigação eleitoral. Agora, o Ministério Público Eleitoral deve se posicionar. Quando o processo estiver concluído, Fernandes pode remetê-lo ao plenário do TSE, para julgamento. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, é quem decide os assuntos que vão para avaliação do plenário, o que pode correr ainda neste mês.