Correio braziliense, n. 20835 , 08/06/2020. Cidades, p.14

 

Prisão tem mais de mil infectados

Caroline Cintra

08/06/2020

 

 

PAPUDA » Número de casos no sistema penitenciário do DF chegou a 1.044: com as visitas suspensas e pouca informação, as famílias dos presos estão desesperadas com a disseminação do vírus e pedem um sistema de informação transparente

O sistema penitenciário do Distrito Federal ultrapassou os mil casos confirmados de coronavírus.  De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Saúde, publicado às 18h de ontem, o número de presos infectados pela covid-19 chegou a 809. Até a última sexta-feira, os policiais penais com a doença eram 235, segundo dados atualizados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Sendo assim, 1.044 ocorrências foram registradas no setor. Até o momento, três pessoas morreram com o novo vírus: dois detentos e um policial penal.

“Semana passada, fizemos uma carta para o governador, porque a gente considera que as medidas tomadas pelo governo não têm sido tão boas como a gente esperava. Está havendo muito descaso. Recebemos informações, mas não sabemos até onde é verídico”, disse Mariana Rosa, presidente da Associação Humanizando Presídios do DF (Ahup-DF),  uma das associações que representam familiares de presidiários. Ela ressalta que uma  das maiores preocupações dos familiares dos detentos é a falta de informação. “Eles sabem que os casos aumentam a cada dia, mas não sabem o nome dos infectados, se é um parente ou não. Já não tem as visitas, a falta de informação tem deixado as famílias desesperadas”, conta.

Uma das reivindicações da Ahub-DF é de que exista um sistema virtual com os dados dos detentos com coronavírus. “O governo está negligenciando e omitindo informações importantes. Isso é direito das famílias. Elas já perderam o direito de visitar”, disse Mariana. “Os agentes contaminados também nos preocupam, porque, pelo que sabemos, o efetivo é pequeno e são muitos contaminados. Se a pessoa apresenta sintomas, não tem condições de trabalhar. Assim, ficam desguarnecidos, dando abertura a motins. Isso é muito sério”, destaca Mariana.

A SSP-DF afirma que tem adotado uma série de medidas para resguardar os agentes e exercer o dever do Estado de garantir o bem-estar dos sentenciados. Além disso, ressalta que o trabalho de prevenção e de enfrentamento à covid-19 no sistema prisional é realizado de forma alinhada com a Secretaria de Saúde, a Vara de Execuções Penais e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Até a última sexta-feira, foram aplicados pela Secretaria de Saúde cerca de 5,6 mil testes em internos e policiais penais. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o DF é a unidade da Federação responsável por quase 70% de todos os testes realizados no sistema penitenciário do Brasil.

Segundo a SSP-DF, em decorrência do novo coronavírus, um policial penal encontra-se internado na rede hospitalar particular do DF com sintomas moderados. Os recuperados retornaram aos postos de trabalho. Os reeducandos que apresentam algum tipo de agravamento no estado de saúde são imediatamente encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Os demais contaminados são acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais.