Correio braziliense, n. 20835 , 08/06/2020. Cidades, p.14

 

Festival de Brasília está cancelado

08/06/2020

 

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)  cancelou o Festival de Cinema de Brasília este ano. O motivo é a falta de dinheiro. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Bartolomeu Rodrigues, ao Correio, ontem. O evento estava marcado para outubro.

De acordo com Bartô, no orçamento da Secec-DF havia R$ 3 milhões que seriam destinados ao festival. Ele acreditava que gastaria apenas a metade do valor com as despesas do evento. No entanto, devido os impactos causados pelo coronavírus, os recursos foram contingenciados pela Secretaria de Economia. “Hoje, não consigo nem mesmo limpar os equipamentos públicos de uma pichação, por exemplo, porque não temos dinheiro “, acrescentou o secretário de Cultura.

Ele explica que a ideia era realizar o evento de forma remota, com exibição dos filmes no Cine Drive-in. A iniciativa teria empolgado muita gente. Além disso, a pasta havia iniciado conversas com a Netflix, Amazon, Facebook e Instagram. “Estávamos, é certo, muito animados e com possibilidade de realizarmos um festival totalmente diferenciado, inovador, fazendo jus à sua tradição”, afirmou Bartô.

Caso ocorresse na data prevista, agora, a Secretaria de Cultura estaria em processo de estabelecer regras de participação e de lançamentos dos editais para convocação dos interessados na disputa. “Porém, com o orçamento contingenciado, ficamos sem um tostão furado para realizá-lo. Já comuniquei ao Grupo de Trabalho, que há duas semanas se encarregou do planejamento, que infelizmente cancelaremos o Festival”, disse o secretário.

Em nota, o Fórum dos Festivais — Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema — lamentou ou cancelamento e requereu a revisão da decisão.  “O FBCB é o mais duradouro festival de cinema do Brasil e palco das mais relevantes manifestações do cinema nacional ao longo da sua trajetória de mais de 50 anos. Além do seu incontestável papel histórico, artístico e cultural, o FBCB cumpre também a importante função de indutor da dinamização econômica dos mais variados segmentos audiovisuais, gerando emprego, renda, remunerações aos realizadores e produtores, tanto local quanto nacionalmente”, informou o texto.

Para os representantes do fórum, os prejuízos da decisão são imensos e alcançam não apenas a comunidade audiovisual, mas também a sociedade brasileira, “que será privada de vivenciar a fascinante experiência proporcionada todos os anos pelo FBCB”. Ainda em nota, eles ressaltaram que, em tempos de covid-19, os festivais brasileiros buscam reinventar-se e reafirmam a sua importância como espaços fundamentais para difusão do cinema brasileiro em formatos digitais enquanto aguardam com expectativa os rumos do combate à pandemia para retornarem ao seu modelo presencial.

“Assim sendo, torna-se fundamental e urgente a reversão desta medida extrema de cancelamento do FBCB. Temos total convicção que a realização do FBCB — Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 202é plenamente exequível e solicitamos que todos os esforços sejam empreendidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF para a sua confirmação”, finaliza o texto.

Frase

"Hoje, não consigo nem mesmo limpar os equipamentos públicos de uma pichação, por exemplo, porque não temos dinheiro”

Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura