O Estado de São Paulo, n.46215, 29/04/2020. Política, p.A5

 

‘Tenho direito de não mostrar (os exames)’, diz Bolsonaro

Rafael Moraes Moura

Dida Sampaio

Lorenna Rodrigues

29/04/2020

 

 

Presidente afirma que vai recorrer à Justiça; juíza garantiu ao ‘Estado’ acesso aos resultados de seus testes para covid-19   

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que pretende defender na Justiça o direito de não mostrar o resultado dos exames para a covid-19 que realizou. Anteontem, O Estado de S. Paulo garantiu na Justiça Federal o direito de obter dentro de um prazo de 48 horas “os laudos de todos os exames” de novo coronavírus feitos pelo presidente da República. Bolsonaro se recusa a divulgar os papéis.

“Da minha parte, não tem problema mostrar (o resultado), mas eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar. Pra que isso? Daqui a pouco quer saber se eu sou virgem ou não, vou ter de apresentar exame de virgindade para você. Dá positivo ou negativo, o que vocês acham aí?”, disse o presidente na porta do Palácio da Alvorada ao falar com a imprensa.

“Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza... Eu não tive, pô (novo coronavírus). E não minto. E não minto. Eu, infelizmente, não tenho aqui o número da lei nem o artigo. Desculpa aqui, mas se nós dois estivermos com aids, por exemplo, a lei nos garante o anonimato. Tá certo? Por que pra mim tem de ser diferente?”, questionou Bolsonaro.

O infectologista Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, rechaçou a comparação feita pelo presidente entre exames de HIV e do coronavírus. “O novo coronavírus é uma pandemia, uma doença com alto potencial de transmissão. Eu, num shopping, se não estou usando máscara e estou infectado, posso transmitir para três pessoas. A Aids não tem nada a ver. Não vou transmitir Aids andando no shopping, na rua.”

Ao ser indagado sobre o uso de um codinome para fazer os exames, o presidente afirmou que se trata de uma prática corriqueira. “Eu sempre falei com o médico: ‘Bote o nome de fantasia porque pode ir pra lá, Jair Bolsonaro’ já era manjado, principalmente em 2010, quando comecei a aparecer muito, né. Alguém pode fazer alguma coisa esquisita. Em todo exame que eu faço tem um código.

Por decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto, a União terá 48 horas para apresentar os resultados dos exames. A AdvocaciaGeral da União (AGU) informou que vai recorrer.

Interesse. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto considerou “juridicamente correta” a decisão da Justiça. Na avaliação do ex-magistrado, o Brasil tem o direito de saber da saúde do presidente. “O País tem o direito de saber da saúde do seu presidente, até porque se trata de doença transmissível e, ao que se sabe, o presidente não se submeteu a nenhum isolamento físico”, afirmou Ayres Britto. “No momento em que vivemos planetariamente, a matéria não se inscreve no âmbito da intimidade, nem mesmo da vida privada do presidente. O próprio presidente antecipou o interesse coletivo no resultado do exame a que se submeteu ao tornar pública a realização desse mesmo exame”, completou.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, é “injustificável” Bolsonaro ainda não ter divulgado os exames. “Em especial em uma situação de epidemia, torna-se relevante que o presidente seja transparente e divulgue o resultado oficial do seu exame, a exemplo do que fizeram vários líderes de países democráticos.” 

Testes

“Da minha parte, não tem problema mostrar, mas quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar. Pra que isso? Daqui a pouco quer saber se sou virgem.”

Jair Bolsonaro

PRESIDENTE DA REPÚBLICA