Título: Em defesa do antecessor
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 14/12/2012, Política, p. 3
A força-tarefa do governo em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi encorpada ontem pela presidente Dilma Rousseff, que, em entrevista ao jornal francês Le Monde, classificou de "lamentáveis" as acusações de que seu predecessor tenha se beneficiado financeiramente do esquema do mensalão.
A presidente criticou as afirmações do empresário Marcos Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, de que Lula teria despesas pessoais pagas com dinheiro originado do esquema. "Ele (Valério) não é o primeiro a manchar o imenso respeito que o povo do Brasil tem pelo presidente Lula", disse Dilma, que atribuiu ao ex-presidente a melhoria no desempenho de mecanismos do governo de combate à corrupção. "O Ministério Público é independente e a Polícia Federal investiga, prende e pune. E quem começou essa nova etapa de governança foi o ex-presidente Lula", afirmou Dilma.
Ela defendeu ainda a transparência do governo como instrumento de combate à corrupção: "Eu não tolero a corrupção e meu governo também não. Se as suspeitas forem fundamentadas, a pessoa tem de deixar o cargo. É necessário, claro, não confundir essas investigações com a caça às bruxas que ocorre nos regimes totalitários". (KC)