Correio braziliense, n. 20837 , 10/06/2020. Cidades, p.17

 

Ano letivo vai até o fim de janeiro de 2021

Cibele Moreira

10/06/2020

 

 

EDUCAÇÃO » Secretaria divulgou, ontem, calendário da rede pública de ensino do Distrito Federal. Retorno das aulas, a distância, será no próximo dia 29. Escolas particulares não têm previsão para o encerramento do cronograma anual

O ano letivo de 2020 nas escolas públicas do Distrito Federal deve se estender até 28 de janeiro de 2021. De acordo com a Secretaria de Educação, o novo calendário escolar levará em conta a validação do ensino não presencial para o seguimento das atividades pedagógicas. A proposta foi divulgada ontem e está disponível para consulta pública até sexta-feira no site da secretaria. A retomada das aulas será  em 29 de junho, a distância.

O coordenador do Programa Escola em Casa DF, da Secretaria de Educação, David Nogueira, explica que a elaboração do calendário levou em consideração as 800 horas letivas previstas pelo Ministério da Educação (MEC), e será dividida por bimestre. “Ao todo, serão quatro bimestres. O primeiro, que iniciou em fevereiro e precisou ser interrompido no mês seguinte, deve retornar agora em junho, com o término previsto para julho. Esse cronograma deve ser mantido independente da modalidade do ensino: mediado (a distância), presencial ou híbrido”, conta David.  

Segundo Nogueira, serão disponibilizados blocos de atividades referente ao bimestre na plataforma on-line e, a partir desse conteúdo, os estudantes poderão acompanhar e tirar dúvida com os professores e responder os exercícios propostos, que vão contar também como presença. “Não temos a previsão do retorno presencial, e por enquanto, provas e atividades presenciais estão descartadas. A avaliação dos alunos deverá ser feita de forma processual. Cada professor terá a autonomia para avaliar o estudante levando em consideração o que ele aprendeu”, pontua o coordenador.

Além da plataforma on-line, a rede de ensino contará com aulas ao vivo em quatro canais televisivos. O conteúdo é o mesmo disponibilizado no Google Sala de Aula, com a diferença de ser mais trabalhado pelos professores. Serão três horas e meia diárias destinadas para o ensino médio, e uma hora para a educação infantil.

Para os estudantes que não têm acesso à tecnologia, será entregue o material de forma impressa pelas regionais de ensino. O acesso à plataforma não terá gasto de internet pelos estudantes; o valor será pago pela Secretaria de Educação. Dessa forma, quem tem um celular ou um computador, mesmo sem acesso à internet, poderá ver o conteúdo. “A nossa maior preocupação é garantir a aprendizagem do aluno e viabilizar que ele consiga encerrar o ano letivo da melhor forma possível, dentro das condições da pandemia”, afirma David Nogueira.

A proposta de calendário da rede pública de ensino foi apresentada na segunda-feira aos coordenadores regionais de ensino e, ontem, foi entregue ao Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF). O documento também será encaminhado ao Conselho de Educação do DF.

Em nota, o Sinpro criticou o cronograma. "A proposta ignora e exclui os mais de 100 mil alunos sem acesso aos meios tecnológicos adequados para o acompanhamento das aulas remotas, tendo em vista que ninguém pode prever quando o DF terá as condições necessárias para o retorno às aulas presenciais", destacou.

Para o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, as aulas presenciais só retornarão por decisão do governador Ibaneis Rocha, quando ele tiver certeza de que a pandemia está sob controle, e que não oferece mais riscos à comunidade escolar.

Escolas particulares

As instituições de ensino particulares do Distrito Federal ainda não têm previsão para o encerramento do ano letivo de 2020. Porém, de acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), Álvaro Domingues, há uma expectativa para o término este ano.

“Caso as aulas retornem de forma gradual, em agosto, o encerramento do ano letivo poderá ser em 22 de dezembro, podendo se estender até a primeira quinzena de janeiro. É complicado e delicado cravar uma data, temos que trabalhar com o cenário atual, explica Álvaro.

Calendário

» 10 de fevereiro: início do ano letivo

» 11 de março: decreto de suspensão das aulas presenciais

» 13 a 31 de março: antecipação do recesso escolar

» 1º de abril: prorrogação da suspensão das aulas até 31 de maio

» 29 de junho: retomada do ano letivo com aulas não presenciais

» 21 a 25 de setembro: semana pedagógica

» 23 de dezembro a 1º de janeiro: recesso de fim de ano

» 29 de janeiro: encerramento do ano letivo

» Divisão por bimestre

1º bimestre - 10 de fevereiro a 24 de julho

2º bimestre - 27 de julho a 18 de setembro

3º bimestre - 28 de setembro a 24 de novembro

4º bimestre - 25 de novembro a 28 de janeiro