O Estado de São Paulo, n.46217, 01/05/2020. Política, p.A5

 

Celso de Mello dá 5 dias para Moro depor sobre acusações

Rafael Moraes Moura

01/05/2020

 

 

Ministro do Supremo é o responsável por inquérito aberto após denúncias de ex-ministro contra o presidente Jair Bolsonaro

Saída. Sérgio Moro deixou o governo há uma semana

O ministro Celso de Mello, relator do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as denúncias de Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro, deu cinco dias para que o ex-ministro da Justiça preste depoimento. Ao anunciar sua exoneração do cargo, na sexta-feira passada, Moro acusou Bolsonaro de interferir politicamente nos trabalhos da Polícia Federal para obter informações sigilosas – o presidente nega.

O inquérito foi aberto na semana passada, a pedido da Procuradoria-geral da República. O objetivo é apurar se foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.

O ex-ministro da Justiça afirmou, em entrevista à revista Veja publicada ontem, que vai apresentar à Justiça provas das acusações contra Bolsonaro. “As provas serão apresentadas no momento oportuno, quando a Justiça solicitar”, disse.

O ex-ministro da Justiça afirmou ainda que os ministros do governo sabem quem está falando a verdade. “Ele (Bolsonaro) sabe quem está falando a verdade. Não só ele. Existem ministros dentro do governo que conhecem toda essa situação e sabem quem está falando a verdade”. Na entrevista, Moro enumera derrotas no governo, como o projeto anticrime apresentando por ele, além da transferência do Coaf para o Ministério da Economia, para afirmar que “o combate à corrupção nunca foi prioridade neste governo”.