Título: O primeiro protesto contra Haddad
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 05/01/2013, Política, p. 4
apenas quatro dias como prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) enfrentou o primeiro protesto de sua gestão. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 200 manifestantes, que cobravam a entrega de unidades habitacionais e novos lotes de terra para a construção de casas, reuniram-se no Viaduto do Chá, em frente à sede do poder municipal. A manifestação teve início às 13h30 e só foi encerrada no fim da tarde. Os populares ocuparam o acesso principal da prefeitura. Para evitar maior tumulto, a entrada do prédio foi fechada às pressas. Secretários municipais e servidores tiveram que entrar por uma porta lateral.
Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o grupo exigiu a presença do petista. “Senhor prefeito, queremos moradia com harmonia”, diziam os manifestantes. Não houve nenhum registro de violência. Policiais militares e homens da Guarda Municipal acompanharam o protesto a distância.
“Estamos sendo desapropriados sem direito de nos defender, de forma injusta e desumana. Por essa razão estamos aqui, confiamos na sua intervenção”, dizia uma das faixas, destinada ao secretário de Habitação, José Floriano de Azevedo Marques Neto, que assumiu a pasta após a posse do novo prefeito.
Deficit habitacional Em outro cartaz, o grupo comunicava que estava querendo negociar uma saída pacífica para o deficit habitacional de São Paulo. “Não queremos invadir. Queremos negociar a terra de forma justa.” Fernando Haddad não recebeu os manifestantes, mas garantiu que negociará com uma comissão dos grupos sociais que lutam por moradia no município. A data não foi informada. O Correio tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Paulo, mas não houve retorno das ligações.