Correio braziliense, n. 20843 , 16/06/2020. Política, p.4

 

Fórmula para salvar Weintraub

Augusto Fernandes

Ingrid Soares

16/06/2020

 

 

BRASIL EXTREMO » Bolsonaro busca maneira de fazer com que o fiel apoiador não deixe o Ministério da Educação diminuído. Ao mesmo tempo que não quer problemas com o setor ideológico do governo, não quer mais arestas com Legislativo e Judiciário

Jair Bolsonaro não conseguiu esconder a insatisfação com Abraham Weintraub, depois de ele ter ido a um ato pró-governo, no último domingo, e reiterado as ofensas que fez aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a reunião ministerial de 22 de abril. Para o presidente, o ministro da Educação criou mais um problema desnecessário ao governo. Em meio aos insistentes rumores de que Weintraub será demitido, Bolsonaro admitiu que busca “uma maneira de contornar” o mal-estar, de forma que não deixe o governo pela porta dos fundos –– o que criaria um problema sério com a ala olavista e com os filhos 02 (o vereador Carlos) e 03 (o deputado Eduardo), ferrenhos defensores da atuação ideológica do titular da Educação.

“Ele não foi muito prudente em participar dessa manifestação, apesar de nada de grave ele ter falado ali. Mas não foi um bom recado, porque ele não estava representando o governo. Ele estava representando a si próprio. Então, como tudo que acontece cai no meu colo, mais um problema nós estamos tentando solucionar: o senhor Abraham Weintraub”, afirmou o presidente, ontem, durante entrevista à TV Band News, horas depois de conversar com o ministro, no Palácio do Planalto.

Há uma pressão sobre o presidente para que demita Weintraub, com o intuito de manter de pé as frágeis pontes que ainda ligam o Palácio do Planalto ao STF e ao Congresso. Segundo interlocutores palacianos, a saída do ministro é vista com um aceno de Bolsonaro para amenizar o conflito entre os Poderes e mostrar que o presidente não endossa os ataques à Corte.

Integrantes do Planalto dizem também que militares e políticos com trânsito no governo alertaram o presidente que ficará muito ruim para o governo se o STF, que investiga o ministro no âmbito do inquérito das fake news, pedir a prisão dele.

No fim de semana, Weintraub voltou a classificar os ministros do Supremo como “vagabundos que deveriam estar presos”, apesar de não ter se referido diretamente aos ministros da Corte. Há quase dois meses, no encontro de Bolsonaro com o alto escalão do governo, o ministro disse que, por ele, “botava esses (os integrantes do STF) vagabundos todos na cadeia”.

O episódio, que deu início a uma crise institucional e trincou a harmonia entre os Poderes, chegou ao conhecimento público depois de o ministro Celso de Mello, decano do Supremo, divulgar quase toda a gravação daquela reunião ministerial. De acordo com Bolsonaro, o conteúdo da fita criou uma dor de cabeça ao governo federal justamente pelo comportamento de Weintraub.

“Lamentavelmente, o ministro Celso de Mello decidiu tornar pública toda a sessão que, em parte, agora, causa um problema para a gente. Ou seja, uma reunião reservada, que foi aqui carimbada como secreta para nós, foi divulgada do outro lado, no meu entender, sem a devida responsabilidade. Aí vem mais uma crise nova, que deságua em cima do ministro da Educação. Estamos buscando uma maneira de contornar isso aí”, disse o presidente.

A expectativa nos bastidores do STF é de que o ministro seja exonerado em breve. Weintraub não dispunha da simpatia dos magistrados e é considerado por parte deles como um ministro que não está à altura do cargo que ocupa. A relação com a Corte, que não era das melhores, piorou após os insultos.

Inquérito

Ontem à noite, o plenário do STF formou maioria para manter Weintraub no inquérito das fake news. Seis integrantes da Corte votaram desfavoravelmente ao ministro da Educação: Edson Fachin (relator, tinha proferido sua decisão na semana passada), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Celso de Mello e Cármem Lúcia. Faltam os demais ministros.

Também ontem, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) enviou ao STF um pedido de prisão, temporária ou preventiva, do ministro. O parlamentar pediu ainda o afastamento imediato, uma operação de busca e apreensão de celulares e computadores pessoais e a decretação da quebra de sigilo de Weintraub.

Randolfe justificou a medida devido aos dois episódios em que o ministro utilizou o termo “vagabundos” para se referir à cúpula do Supremo. Segundo um trecho da petição, “tais demonstrações graves de descaso pela democracia, pela diversidade, pelos Poderes Constitucionais não merecem prosperar, sendo necessária a atuação dos órgãos de controle, conforme os fundamentos de direito a seguir delineados”.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GDF multa ministro em R$ 2 mil

Alexandre de Paula

16/06/2020

 

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi multado em R$ 2 mil pelo Governo do Distrito Federal por descumprir as normas que obrigam o uso de máscara de proteção nas áreas públicas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A notificação foi encaminhada ao Ministério na manhã de ontem.

Weintraub participou de manifestação de bolsonaristas, domingo, na Esplanada dos Ministérios. Não usava qualquer material de proteção.

A concentração ocorreu em frente ao Ministério da Agricultura e foi dispersada, de maneira pacífica, pela Polícia Militar do DF. Decreto do governador Ibaneis Rocha proibia manifestações na Esplanada, no fim de semana, para evitar aglomerações e atos antidemocráticos.

O auto da infração foi emitido pela Secretaria DF Legal e justifica que o Weintraub foi flagrado em via pública sem máscara de proteção de uso obrigatório, em desacordo com o estabelecido no Decreto 40.648/2020, do Distrito Federal.

O Correio procurou o Ministério da Educação para questionar se a pasta ou o ministro se pronunciaram sobre o caso, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. No Twitter, no entanto, Weintraub afirmou que se recusava a acreditar na aplicação da multa e reforçou o discurso de que sofre perseguição. “Recurso-me (sic) a acreditar que seja verdade. Não fui notificado. Parece que fui o único a ser multado até hoje! Além disso, vazaram para a imprensa meu CPF e RG. Querem me calar a qualquer custo! Liberdade!!!”, escreveu Weintraub. A notificação, porém, foi entregue no prédio do Ministério da Educação.

Em nota, a Secretaria DF Legal informou que 61,8 mil pessoas foram abordadas e três multadas desde o início da exigência do uso de máscaras, em 18 de maio. Portanto, a afirmação do ministro de que teria sido a única pessoa multada pelo GDF é falsa.